Questões de Concursos Públicos: Hanseníase

Encontre aqui questões Hanseníase de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre a hanseníase, assinale a alternativa INCORRETA.
A madarose superciliar e ciliar é uma característica clínica observada em alguns pacientes acometidos pela hanseníase do tipo:
Sobre a Hanseníase dimorfa, considere os itens a seguir:

I - Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia, ou por múltiplas lesões bem delimitadas semelhantes à lesão tuberculoide, porém a borda externa é esmaecida (pouco definida).
II - Há perda parcial a total da sensibilidade, com diminuição de funções autonômicas (sudorese e vasorreflexia à histamina).
III - É comum haver comprometimento simétrico de nervos periféricos.

Está CORRETO o que se afirma em:
A transmissão se dá por meio de uma pessoa com ________________, na forma infectante da doença MB, sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), por meio de contato próximo e prolongado, muito frequente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença.
Complete a coluna acima com a alternativa CORRETA:
No tratamento das formas de hanseníase, um dos medicamentos utilizados denomina-se:
A hanseníase, se não tratada na forma inicial, quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos. Tomando por base a Portaria n. 204/2016, a hanseníase
A Hanseníase é uma doença crônica infecto contagiante. Sobre seu agente etiológico, assinale a alternativa correta. 
Com relação à avaliação dos danos em nervos periféricos associados à Hanseníase, para avaliação do nervo mediano o local/técnica indicado é:
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente, fracamente gram-positivo, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. Entre os principais sinais e sintomas da hanseníase, está:
Lesão única, de cor mais clara que a pele normal, com distúrbio da sensibilidade, ou áreas circunscritas de pele com aspecto normal igualmente com perda de sensibilidade, podendo ser acompanhadas de alopecia e/ou anidrose. Essas características evidenciam a hanseníase do tipo: