Questões de Concursos Públicos: Hematologia

Encontre aqui questões Hematologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A base dos testes clínicos da coagulação é a utilização de ensaios funcionais que verificam a velocidade de formação do coágulo. Qualquer defeito ao longo da via de formação do coágulo dará um resultado anormal. Marque a alternativa que apresenta o exame laboratorial que, quando prolongado, pode indicar um defeito na via extrínseca da coagulação:
A coleta de sangue venoso para obtenção de plasma é muito comum na rotina de um laboratório de análises clínicas e em geral é feita em tubo, que deve ser conservado a 0ºC, por no máximo 48 horas. Após esse período, pode haver decomposição dos componentes bioquímicos. A fim de evitar a degradação da glicose, é recomendado o uso de

Considerando-se os vários ensaios laboratoriais que podem ser realizados com amostras de sangue, julgue os itens que se seguem.

Calculando-se o volume de todas as hemácias de uma amostra sobre o volume total dessa amostra, é possível determinar, em porcentagem, o hematócrito do indivíduo.

Com relação aos corantes hematológicos, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.

I - Na coloração de May-Grunwald-Giemsa, a coloração excessivamente azul pode ser devido ao esfregaço estar muito espesso ou ao tempo de coloração prolongado.

II - Uma coloração excessivamente rosa pode ser devido ao pH do corante muito ácido ou pela lavagem por tempo prolongado.

III - O aparecimento de precipitados no esfregaço pode ser decorrente do uso de lâminas que não foram limpas ou filtração inadequada do corante.

IV - Os núcleos são corados por corantes básicos e, por conseguinte, denominados basofílicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue o item seguinte.

A medida da atividade de enzimas plasmáticas pode indicar alterações ocorridas em um tecido ou órgão específico.
No que se refere às doenças hematológicas, julgue os itens consecutivos.

A origem do cromossomo Philadelphia está na translocação recíproca t (9;22), envolvendo o proto-oncogene ABL (9q34) e o gene BCR (22q11). A fusão destes genes constitui o oncogene quimérico BCR-ABL, denominado, atualmente, como marcador molecular da leucemia mieloide crônica (LMC).
Considerando a avaliação e tratamento das coagulopatias em UTI, julgue cada uma das proposições seguintes:

O diagnóstico de Coagulação Intravascular Disseminada (DIC) deve ser considerado na presença de ativação da coagulação aumentada (TP/TTPa elevados, Fibrinogênio diminuído) e de ativação da fibrinólise.

Analise as afirmativas abaixo referente a anemia hemolítica esferocitose hereditária e marque verdadeiro V ou falso F:


( ) É caracterizada por disfunção de uma ou mais proteínas de membrana, gerando alteração na flexibilidade da hemácia com destruição periférica precoce. Clinicamente varia desde anemia discreta compensada até grave anemia hemolítica.

( ) O diagnóstico pode ser confirmado pela presença do Corpúsculo de Heinz no esfregaço de sangue periférico e pela pesquisa de G6PD.

( ) O tratamento inclui reposição de ácido fólico e esplenectomia para os pacientes com anemia mais grave.

( ) A transfusão de concentrados de hemácias deverá ser reservada para pacientes em crise aplásica ou hemólise grave.

( ) É uma desordem genética ligada ao cromossomo X.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

Considerando a avaliação e tratamento das coagulopatias em UTI, julgue cada uma das proposições seguintes:

No tratamento da DIC, concentrado de complexo protrombínico pode ser usado em substituição ao Plasma Fresco Congelado em pacientes hipervolêmicos.
Considerando a avaliação e tratamento das coagulopatias em UTI, julgue cada uma das proposições seguintes:

A transfusão de Plasma Fresco Congelado está indicada para pacientes hepatopatas que irão ser submetidos a procedimentos invasivos ou que apresentam sangramento ativo e cujos Tempo de Protrombina e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada sejam maiores que 1,5 vezes o normal.