Questões de Concursos: Henri Wallon Prepare-se para a prova com questões de Henri Wallon de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Henri Wallon Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q911402 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Henri Wallon é conhecido por sua teoria sobre o desenvolvimento infantil que integra diferentes dimensões do desenvolvimento. Em sua obra, ele destaca a importância da afetividade na aprendizagem. De acordo com Wallon, qual é a função da afetividade no desenvolvimento cognitivo das crianças? a) A afetividade é secundária e atua apenas na socialização, sem impacto direto no desenvolvimento cognitivo. b) A afetividade é um dos motores principais do desenvolvimento cognitivo, influenciando diretamente a construção do conhecimento. c) A afetividade interfere negativamente no desenvolvimento cognitivo, causando distrações e dificultando a aprendizagem. d) A afetividade tem um papel insignificante no desenvolvimento cognitivo, sendo mais relevante em contextos emocionais. e) A afetividade só é relevante no desenvolvimento cognitivo durante a primeira infância, perdendo importância ao longo do crescimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q908948 | Pedagogia, Henri Wallon, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Sobre o desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição da criança, são verdadeiras as afirmativas, exceto: a) A motricidade é um conjunto de funções nervosas e musculares que permitem a movimentação voluntária ou automática do corpo. b) A criança desenvolve a motricidade desde o seu nascimento, sendo que a maturação possibilita o aprimoramento da atividade motora do indivíduo. c) O sistema linguístico está presente nas relações infantis, por meio de atividades simbólicas, sendo que os órgãos periféricos e o sistema nervoso central apropriado permitem que a criança domine a linguagem do grupo a que pertence. d) Aproximadamente aos 10 meses de vida, a criança já consegue dar respostas a certos pedidos e proibições. e) Entre 4 e 5 anos, já é possível a operacionalização da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q907289 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Acerca do complexo e inter-relacionado desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição na criança, pode-se afirmar que: a) Um fator crucial para tal processo é o ambiente em que a criança cresce, visto que um espaço rico em estímulos — com muitas oportunidades para a exploração e a interação - pode gerar melhores resultados de desenvolvimento saudável da motricidade, da linguagem e da cognição. b) O desenvolvimento da motricidade grossa pode influenciar o desenvolvimento da cognição, dado que a capacidade de segurar um lápis e desenhar é fundamental para a escrita e a leitura. c) O desenvolvimento motor se refere ao desenvolvimento das habilidades de pensamento, raciocínio, memória, atenção e resolução de problemas, além da capacidade de aprender, lembrar, raciocinar e resolver problemas. d) O desenvolvimento da linguagem refere-se às habilidades de comunicação oral e escrita, incluindo a capacidade de entender e de usar palavras, bem como a compreensão de regras gramaticais estritamente para a escrita de textos complexos. e) O desenvolvimento da motricidade se refere ao desenvolvimento das habilidades motoras, incluindo habilidades motoras grossas - como pegar objetos pequenos, desenhar, escrever - e habilidades motoras finas - como andar, correr, pular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q909389 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024O desenvolvimento cognitivo humano pode ser entendido a partir dos estágios de desenvolvimento, segundo Piaget. Nesse sentido, quando a criança aprende explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações, é correto afirmar que está no estágio: a) pré-operatório. b) operatório concreto. c) operatório formal. d) sensório-motor e) pré-motor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q896518 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024Wallon (1995) elaborou seu próprio método, nomeado de análise genética comparativa multidimensional, que consiste em executar uma série de comparações entre os iguais ou diferentes, fazendo considerações de como considera e concebe o ser humano (Mahoney; Almeida, 2000). De acordo com a forma como a referida teoria concebe o ser humano, é CORRETO afirmar que: a) O ser humano é composto por integração afetiva e cognitiva. b) O aspecto biológico do ser humano é determinante para o desenvolvimento do organismo da espécie, pensando-se separadamente o biológico do social. c) O ser humano é eminentemente uma construção cultural. d) O ser humano é eminentemente um conjunto de afetividades. e) O ser humano é uma pessoa ativa, de relações, em seu processo de evolução, desenvolvendo ações, transformando-se e transformando o seu meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q905197 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA. a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional. b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física. c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado. d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q906649 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024As teorias de Henri Wallon e Jean Piaget apresentam perspectivas diferentes sobre o desenvolvimento infantil, embora compartilhem algumas semelhanças. Enquanto Piaget foca nos estágios do desenvolvimento cognitivo, Wallon enfatiza uma abordagem mais integrada, que envolve aspectos afetivos, motores e sociais. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma diferença fundamental entre as teorias de Wallon e Piaget? a) Para Piaget, o desenvolvimento infantil é impulsionado principalmente pelas interações emocionais, enquanto Wallon acredita que os aspectos cognitivos são a base do desenvolvimento. b) Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios universais e sequenciais, enquanto Wallon sugere que o desenvolvimento é marcado por uma alternância entre a primazia do "eu" e do "outro", com ênfase na interação entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais. c) Wallon enfatiza que o desenvolvimento infantil é um processo linear e sequencial, enquanto Piaget defende que o desenvolvimento é dinâmico e envolve uma integração constante de emoções, cognição e motricidade. d) Para Wallon, a maturação biológica é o principal fator que determina o desenvolvimento infantil, enquanto Piaget enfatiza a importância das influências culturais e sociais. e) As teorias de Wallon e Piaget não consideram a importância das emoções no desenvolvimento infantil, focando apenas nos aspectos cognitivos e motores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q894186 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. (Centro Universitário FAVENI, 2017.) Em relação à psicologia da aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon são teóricos importantes da psicologia da educação. b) Para o socioconstrutivismo, a aprendizagem acontece em meio a uma relação dialética entre o sujeito e o contexto social. Dessa maneira, o ambiente modifica o sujeito tanto quanto é modificado por ele. c) O construtivismo, como concepção teórica, entende que o sujeito aprende quando em interação com o ambiente, sendo essa aprendizagem mediada por sua capacidade de absorver e processar as percepções geradas em si mesmo. d) Para Wallon, a ênfase do trabalho pedagógico é a razão e o pensamento empírico cartesiano, já que considera esses dois elementos essenciais para o desenvolvimento do sujeito, pois são sinalizadoras de aprendizagem, disciplina e capacidade de desenvolvimento do conhecimento na busca da ampliação de conhecimentos acerca do mundo e de si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q911402 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Henri Wallon é conhecido por sua teoria sobre o desenvolvimento infantil que integra diferentes dimensões do desenvolvimento. Em sua obra, ele destaca a importância da afetividade na aprendizagem. De acordo com Wallon, qual é a função da afetividade no desenvolvimento cognitivo das crianças? a) A afetividade é secundária e atua apenas na socialização, sem impacto direto no desenvolvimento cognitivo. b) A afetividade é um dos motores principais do desenvolvimento cognitivo, influenciando diretamente a construção do conhecimento. c) A afetividade interfere negativamente no desenvolvimento cognitivo, causando distrações e dificultando a aprendizagem. d) A afetividade tem um papel insignificante no desenvolvimento cognitivo, sendo mais relevante em contextos emocionais. e) A afetividade só é relevante no desenvolvimento cognitivo durante a primeira infância, perdendo importância ao longo do crescimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q908948 | Pedagogia, Henri Wallon, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Sobre o desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição da criança, são verdadeiras as afirmativas, exceto: a) A motricidade é um conjunto de funções nervosas e musculares que permitem a movimentação voluntária ou automática do corpo. b) A criança desenvolve a motricidade desde o seu nascimento, sendo que a maturação possibilita o aprimoramento da atividade motora do indivíduo. c) O sistema linguístico está presente nas relações infantis, por meio de atividades simbólicas, sendo que os órgãos periféricos e o sistema nervoso central apropriado permitem que a criança domine a linguagem do grupo a que pertence. d) Aproximadamente aos 10 meses de vida, a criança já consegue dar respostas a certos pedidos e proibições. e) Entre 4 e 5 anos, já é possível a operacionalização da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q907289 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Acerca do complexo e inter-relacionado desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição na criança, pode-se afirmar que: a) Um fator crucial para tal processo é o ambiente em que a criança cresce, visto que um espaço rico em estímulos — com muitas oportunidades para a exploração e a interação - pode gerar melhores resultados de desenvolvimento saudável da motricidade, da linguagem e da cognição. b) O desenvolvimento da motricidade grossa pode influenciar o desenvolvimento da cognição, dado que a capacidade de segurar um lápis e desenhar é fundamental para a escrita e a leitura. c) O desenvolvimento motor se refere ao desenvolvimento das habilidades de pensamento, raciocínio, memória, atenção e resolução de problemas, além da capacidade de aprender, lembrar, raciocinar e resolver problemas. d) O desenvolvimento da linguagem refere-se às habilidades de comunicação oral e escrita, incluindo a capacidade de entender e de usar palavras, bem como a compreensão de regras gramaticais estritamente para a escrita de textos complexos. e) O desenvolvimento da motricidade se refere ao desenvolvimento das habilidades motoras, incluindo habilidades motoras grossas - como pegar objetos pequenos, desenhar, escrever - e habilidades motoras finas - como andar, correr, pular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q909389 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024O desenvolvimento cognitivo humano pode ser entendido a partir dos estágios de desenvolvimento, segundo Piaget. Nesse sentido, quando a criança aprende explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações, é correto afirmar que está no estágio: a) pré-operatório. b) operatório concreto. c) operatório formal. d) sensório-motor e) pré-motor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q896518 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024Wallon (1995) elaborou seu próprio método, nomeado de análise genética comparativa multidimensional, que consiste em executar uma série de comparações entre os iguais ou diferentes, fazendo considerações de como considera e concebe o ser humano (Mahoney; Almeida, 2000). De acordo com a forma como a referida teoria concebe o ser humano, é CORRETO afirmar que: a) O ser humano é composto por integração afetiva e cognitiva. b) O aspecto biológico do ser humano é determinante para o desenvolvimento do organismo da espécie, pensando-se separadamente o biológico do social. c) O ser humano é eminentemente uma construção cultural. d) O ser humano é eminentemente um conjunto de afetividades. e) O ser humano é uma pessoa ativa, de relações, em seu processo de evolução, desenvolvendo ações, transformando-se e transformando o seu meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q905197 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA. a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional. b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física. c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado. d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q906649 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024As teorias de Henri Wallon e Jean Piaget apresentam perspectivas diferentes sobre o desenvolvimento infantil, embora compartilhem algumas semelhanças. Enquanto Piaget foca nos estágios do desenvolvimento cognitivo, Wallon enfatiza uma abordagem mais integrada, que envolve aspectos afetivos, motores e sociais. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma diferença fundamental entre as teorias de Wallon e Piaget? a) Para Piaget, o desenvolvimento infantil é impulsionado principalmente pelas interações emocionais, enquanto Wallon acredita que os aspectos cognitivos são a base do desenvolvimento. b) Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios universais e sequenciais, enquanto Wallon sugere que o desenvolvimento é marcado por uma alternância entre a primazia do "eu" e do "outro", com ênfase na interação entre aspectos afetivos, cognitivos e sociais. c) Wallon enfatiza que o desenvolvimento infantil é um processo linear e sequencial, enquanto Piaget defende que o desenvolvimento é dinâmico e envolve uma integração constante de emoções, cognição e motricidade. d) Para Wallon, a maturação biológica é o principal fator que determina o desenvolvimento infantil, enquanto Piaget enfatiza a importância das influências culturais e sociais. e) As teorias de Wallon e Piaget não consideram a importância das emoções no desenvolvimento infantil, focando apenas nos aspectos cognitivos e motores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q894186 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. (Centro Universitário FAVENI, 2017.) Em relação à psicologia da aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon são teóricos importantes da psicologia da educação. b) Para o socioconstrutivismo, a aprendizagem acontece em meio a uma relação dialética entre o sujeito e o contexto social. Dessa maneira, o ambiente modifica o sujeito tanto quanto é modificado por ele. c) O construtivismo, como concepção teórica, entende que o sujeito aprende quando em interação com o ambiente, sendo essa aprendizagem mediada por sua capacidade de absorver e processar as percepções geradas em si mesmo. d) Para Wallon, a ênfase do trabalho pedagógico é a razão e o pensamento empírico cartesiano, já que considera esses dois elementos essenciais para o desenvolvimento do sujeito, pois são sinalizadoras de aprendizagem, disciplina e capacidade de desenvolvimento do conhecimento na busca da ampliação de conhecimentos acerca do mundo e de si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro