Questões de Concursos: Hipertensão Arterial Sistêmica

Prepare-se para a prova com questões de Hipertensão Arterial Sistêmica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59315 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

Sobre a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

2 Q59316 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

Alguns fatores influenciam nos níveis de pressão arterial, podendo ser consideradas como causadoras de hipertensão arterial sistêmica. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q59317 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

M.A., sexo masculino, 58 anos de idade, com sobrepeso moderado, sedentário, nos últimos três contatos com o serviço de saúde, apresentou pressão sistólica entre 121 e 139 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg. Ele é conduzido à consulta de enfermagem, que tem o objetivo de orientar as modificações do estilo de vida – MEV, capazes de modificar o curso da hipertensão arterial nesse estágio. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2017) e o Ministério da Saúde (2013), na consulta de enfermagem, pacientes nas condições de saúde de M.A. devem ser orientados a

4 Q59320 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando a HAS, assinale a alternativa INCORRETA.

5 Q59318 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

A hipertensão é uma condição muito prevalente que contribui para efeitos adversos na saúde, incluindo, entre outros, mortes prematuras, ataques cardíacos, insuficiência renal e acidente vascular e cerebral. Devido à variabilidade individual da medida da pressão arterial, é recomendado, para se realizar o diagnóstico, que se obtenham duas ou mais aferições em pelo menos duas ou mais visitas, ao longo de um período de uma ou mais semanas. Sobre os aspectos técnicos da verificação da pressão arterial, considere as afirmações abaixo.

I A posição recomendada para a medida da pressão arterial é a deitada.
II As medidas nas posições ortostática e supina devem ser feitas, pelo menos, na primeira avaliação, em todos os indivíduos e em todas as avaliações de idosos, diabéticos, portadores de disautonomias, alcoolistas e/ou em uso de medicação antihipertensiva.
III Na primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o maior valor para as medidas subsequentes.
IV Na gestante, por questões relacionadas a essa condição, a PA deve ser obtida somente por meio da medida no braço esquerdo, na posição de decúbito lateral esquerdo, em repouso.

Estão corretas apenas as afirmações

6 Q59319 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

Um grupo de familiares chegou à UBS para verificar a pressão arterial (PA), já que um parente em comum faleceu devido a um acidente vascular cerebral. Os profissionais da saúde têm papel primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial. Na atenção básica de saúde, entre as ações que os técnicos de enfermagem realizam como parte integrante da equipe, inclui-se o(a):

7 Q59324 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica

Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a

8 Q834023 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem ESF, AMEOSC, 2021

É INCORRETO afirmar, em relação a Hipertensão arterial:

9 Q841885 | Enfermagem, Hipertensão Arterial Sistêmica, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

O tratamento não medicamentoso é parte fundamental no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), como obesidade e dislipidemia. Esse tratamento envolve mudanças no estilo de vida (MEV) que acompanham o tratamento do paciente por toda a sua vida. Entre as MEV, está:
I. Redução no uso de bebidas alcoólicas. II. Consumo de alimentos condimentados. III. Redução no consumo de sal. IV. Substituição do uso de anticoncepcionais hormonais orais por outro método.
Está(ão) CORRETA(S):

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.