Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu,
em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria
de Comunicação da Presidência da República (Secom),
como forma de selecionar os veículos de comunicação
para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público,
com relação à elaboração de um texto jornalístico para
as plataformas digitais, verifica-se que
a) podcast é uma forma de entretenimento que se utiliza
da linguagem formal para atrair mais o público.
b) o release e a informação jornalística são rigorosamente iguais, tanto em forma como em conteúdo, e visam
apreender a atenção do mesmo tipo de público.
c) a pirâmide invertida é sempre a melhor forma de trazer o leitor para a notícia, já que resume, em poucas
linhas, aquilo que ele precisa saber para estar bem-informado.
d) o jornalista, figura central na escolha do que deverá ou não ser publicado, é hoje considerado um
gatekeeper , já que sua experiência e excelência tornam prescindível a participação do público na seleção
das publicações.
e) a narrativa fortemente adotada nos Estados Unidos
nos anos de 1960 e 1970, conhecida como New
Journalism , aproxima o jornalista de um contador de
histórias, podendo, com isso, em certas situações,
apreender com mais eficiência a atenção do público
para a informação jornalística.