Questões de Concursos Públicos: História das Artes Cênicas

Resolva online questões de História das Artes Cênicas para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q352233 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O teatro de bonecos é muito antigo e há mais de mil anos antes de Cristo já era muito popular na China e na Índia. Os bonecos podem ser confeccionados com diversos materiais e manipulados de várias maneiras, sendo possível criá-los e utilizá-los em sala de aula para que os alunos desenvolvam capacidades variadas. Um exemplo é o trabalho com figuras sem fios, que têm a cabeça de madeira, de barro ou de papel, e que são manipuladas com a mão dentro da indumentária, enquanto a cabeça é movida com os dedos, que são os:

2 Q352374 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A tragédia, a comédia e a sátira foram escritas há 2500 anos e são representadas até hoje. Elas tratam dos sentimentos mais profundos dos seres humanos, que não mudaram, como o amor, o ódio, o ciúme e a inveja. A tragédia tratava de temas religiosos e do conflito entre os grandes heróis e heroínas com as leis divinas e o destino; a comédia tratava de assuntos cotidianos com situações ridículas que se referiam, por vezes, ao comportamento de políticos e pessoas importantes da sociedade, e a sátira ou drama satírico eram tragédias mais curtas, mas tratadas com humor e ironia. Em que lugar surgiram esses gêneros teatrais?

3 Q352346 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC PA, FADESP

Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se

4 Q351537 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A antiga forma de representação que constitui um rico tipo de atividade artística a ser explorada pelo professor, em que o aluno "fala através de gestos", sem o uso da voz, criando, em situações curtas, um mundo fantástico, cheio de objetos e de personagens imaginários, é a:

5 Q351688 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC PA, FADESP

A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:

6 Q352025 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

Durante o período militar, em virtude de as peças teatrais terem sido importantes veículos de denúncia e contestação desse regime de exceção, muitas foram censuradas e seus autores e atores perseguidos, presos e coagidos.

7 Q351769 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

De sua inauguração até a primeira década do século XX, o Teatro Amazonas foi utilizado por companhias amadoras locais. A partir da segunda década desse mesmo século, ele passou a ser palco de importantes companhias teatrais e de ópera, assim como de orquestras nacionais e internacionais.

8 Q352081 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

A presença da família real portuguesa e dos nobres da corte de Lisboa no Rio de Janeiro proporcionou a intensificação da vida teatral local, ocorrida em consequência da construção de salas de espetáculo e da apresentação de companhias europeias de teatro e balé.

9 Q351800 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

A proposta do teatro produzido por José de Anchieta era estabelecer uma contraposição ao projeto político-religioso dos jesuítas no Brasil colônia, por meio de autos que incitavam os indígenas a se rebelarem contra o projeto das missões jesuíticas.

10 Q351495 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

Segundo a história da arte, o ator que representava nas peças populares de teatro originou-se dos bobos encarregados de divertir os senhores portugueses com mímicas e farsas populares.