Questões de Concursos: Infecções Sexualmente Transmissíveis IST

Prepare-se para a prova com questões de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q891906 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A notificação compulsória de doenças e agravos, realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), permite que as autoridades de saúde tenham conhecimento da situação de saúde da população, a fim de direcionar as políticas públicas no sentido de ampliar a atenção aos casos que apresentem potencial de disseminação, bem como de mensurar a magnitude, a gravidade e a severidade de determinada doença. São doenças, eventos ou agravos de notificação compulsória, EXCETO:

2 Q869742 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Sobre a sífilis, assinale a alternativa correta:

3 Q865394 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Sobre os tipos de doenças DST/AIDS, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

4 Q896370 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Enfermeiro, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. A respeito da sífilis é correto afirmar que

5 Q912273 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Sobre a saúde da mulher em relação ao câncer de colo de útero, quase todos os casos podem ser atribuídos a uma infecção sexualmente transmissível. Trata-se de uma infecção viral comum do trato reprodutivo a qual a maioria das mulheres e homens sexualmente ativos estão expostos e serão infectados em algum momento de suas vidas. Existem mais de 100 tipos da doença, dos quais cerca de 14 são de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Assinale a alternativa que contém o nome da referida doença.

6 Q865339 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

Saúde da Mulher
A atenção à saúde da mulher é fundamental para a prevenção e promoção da saúde em diferentes etapas da vida. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.

1. O Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero inclui rastreamento por meio do exame citopatológico e campanhas de vacinação contra o HPV, visando reduzir a incidência de câncer cervical (INCA, 2021).
2. As consultas de pré-natal, iniciadas no primeiro trimestre, são cruciais para monitorar a saúde da mãe e do feto, com avaliações periódicas e orientações sobre cuidados gestacionais (Ministério da Saúde, 2022).
3. A atenção integral à saúde da mulher abrange a prevenção de DSTs através do uso de preservativos e exames regulares, promovendo a saúde sexual e reprodutiva (Ministério da Saúde, 2021).
4. Os programas de planejamento familiar oferecem métodos contraceptivos e acompanhamento contínuo, garantindo escolhas informadas e seguras (Ministério da Saúde, 2020).
5. A prevenção da violência doméstica contra a mulher envolve apoio psicológico e jurídico às vítimas, integrando ações de saúde com assistência social e segurança pública (Ministério da Saúde, 2023).

Alternativas: 

8 Q920216 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Técnico em Enfermagem, IFES, IF-ES, 2025

A fantasia de invulnerabilidade, característica dos adolescentes, pode dificultar a compreensão e a aceitação de viver com HIV/aids ou outra doença grave, o que, muitas vezes, compromete a adesão ao tratamento. Com base nessa informação, qual das seguintes alternativas representa uma ação recomendada para profissionais de saúde ao abordar IST/aids com adolescentes:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.