Questões de Concursos: Instrumentalidade do Serviço Social

Prepare-se para a prova com questões de Instrumentalidade do Serviço Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q157719 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, PC ES, INSTITUTO AOCP

Quanto às dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

2 Q840386 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:

3 Q657029 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJPA PA, CESPE CEBRASPE, 2020

O exercício profissional do assistente social é composto de três dimensões que compreendem níveis diferenciados de apreensão da realidade da profissão: teórico-metodológica, ético-política etécnico-operativa. A respeito dessas dimensões, julgue os itens a seguir.

I A dimensão técnico-operativa deve ser compreendida como um componente consciente e sistemático do trabalho do assistente social acerca do seu objeto de intervenção, de forma a atingiros objetivos propostos.
II A dimensão ético-política só pode ser vislumbrada no processo de trabalho por meio de ações conscientes e críticas, vinculadas a um posicionamento político de defesa dos direitos dos seususuários.
III A dimensão teórico-metodológica se refere à capacidade de
apreensão das teorias e sua relação com a prática na ação profissional.
IV A dimensão técnico-operativa é a mais importante das
dimensões, pois ela é o modo de ser da profissão, o modo como aparece no movimento das três dimensões. Por meio dela, a profissão é conhecida e reconhecida.

Assinale a opção correta.

4 Q844386 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Segundo Yolanda Guerra (2013), há uma relação intrínseca entre a dinâmica do cotidiano e uma modalidade de intervenção socioprofissional que requisita ações instrumentais. A este respeito, leia atentamente os itens abaixo e indique V aos verdadeiros e F aos falsos:
() Heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva são características do cotidiano. () O cotidiano profissional é pleno de requisições de cumprimento de normas, regulamentos, orientações ou decisões de superiores, os quais impõem ao profissional a necessidade de respostas às mesmas. () Para a consciência comum, que opera nas demandas do cotidiano, a atividade prática torna-se o espaço propício à reflexão, à elaboração, às sínteses impossíveis de serem realizadas quando de sua suspensão. () É no cotidiano no qual o assistente social exerce sua instrumentalidade que imperam os imediatismos.
Assinale a alternativa portadora da sequência CORRETA:

6 Q840882 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Prefeitura de Massaranduba SC Assistente Social, FURB, 2020

A utilização dos instrumentais técnico-operativos no cotidiano da prática do assistente social permite a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994). Ao encontro disso, a visita institucional é um instrumento que permite:

7 Q158405 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Assistente Social, PC ES, INSTITUTO AOCP

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade. Assinale a alternativa que caracteriza a instrumentalidade do exercício profissional do(a) Assistente Social.

8 Q843791 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.

A instrumentalidade do Serviço Social deve ser pensada exclusivamente como uma condição sócio-histórica da profissão no nível da instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês.

9 Q841583 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à mediação como categoria reflexiva e teórica do serviço social, julgue o item a seguir.

Os sistemas de mediações não se fazem presentes nas intervenções profissionais de assistentes sociais presos ao plano da heterogeneidade reificadora.

10 Q842204 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à mediação como categoria reflexiva e teórica do serviço social, julgue o item a seguir.

A incorporação da categoria de mediação na discussão metodológica permitiu a percepção do campo de intervenções profissionais mais ainda como um campo de mediações.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.