Leia o trecho da matéria publicada, em junho de 2024, no Uol
Notícias. “(Reuters ) Redações de todo o mundo estão trabalhando para
enfrentar um novo desafio com a IA generativa, à medida que
gigantes da tecnologia e startups como Google e OpenAI criam
ferramentas que podem oferecer resumos de informações e
desviar o tráfego de sites de notícias.
No entanto, o relatório constatou que consumidores desconfiam
do uso da IA para criar conteúdo de notícias, principalmente para
assuntos delicados, como política.
De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados nos Estados
Unidos e 63% dos entrevistados no Reino Unido disseram que não
se sentem à vontade com notícias produzidas majoritariamente
com IA. O relatório pesquisou 2.000 pessoas em cada país,
observando que os entrevistados se sentem mais confortáveis com
os usos de IA nos bastidores para tornar o trabalho de jornalistas
mais eficiente.”
Com base no texto, é possível inferir que
a) há uma forte tendência da IA substituir integralmente os
jornalistas humanos.
b) o uso de IA no jornalismo, por se basear em aprendizado de
máquina, não representa desafios éticos quanto à
confiabilidade das informações.
c) os consumidores acreditam que o conteúdo jornalístico
gerado por IA tende a ser mais preciso e com menos viés
ideológico.
d) o uso de sistemas de IA generativa no jornalismo ainda não
tem impacto significativo na produção de notícias.
e) a IA pode processar dados e identificar padrões para apoiar o
jornalismo, mas ainda enfrenta desafios em relação à
confiança e à ética.