Questões de Concursos Intoxicação e Superdosagem

Resolva questões de Intoxicação e Superdosagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031259 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Um trabalhador foi atendido no serviço médico de uma organização com suspeita de intoxicação por benzodiazepínicos.
Nesse caso, assinale a opção que apresenta o antidoto indicado para reverter os efeitos desse medicamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1047852 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com as diretrizes atualizadas da American Heart Association (2023), em pacientes com quadro de intoxicação combinada por opioides e benzodiazepínicos, o primeiro antídoto recomendado, por possuir um perfil de segurança melhor, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1055912 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos do Ministério da Saúde e Anvisa em parceria com FIOCRUZ traz os “9 certos” da administração de medicamentos, que representam a base da educação no ensino da administração medicamentosa. Os “9 certos’’ advertem fatores que podem ocasionar os erros de medicação; assinale-os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q844771 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Prefeitura de Bagé RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

Durante a administração de um medicamento cardiotônico digitálico, o Técnico de Enfermagem deverá ficar atento à frequência cardíaca (FC) do paciente. São sinais sugestivos de intoxicação digitálica quando a FC apresentar a seguinte faixa de batimento por minuto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q846839 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico de Enfermagem Urgência, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da assistência de enfermagem em situações de emergência, especialmente no que diz respeito a intoxicações e envenenamentos, julgue os itens a seguir.

I A contaminação humana por agrotóxicos se dá por via direta ou indireta. Independentemente da forma de contaminação, devem-se monitorar os sinais vitais, proceder à descontaminação com lavagem gástrica, de acordo com prescrição médica, e coletar conteúdo gástrico ou amostra sanguínea para confirmar ou descartar a presença de agente tóxico.
II Intoxicações agudas por metais como o chumbo podem levar a quadro de gastroenterite, mialgia e encefalopatia. Nesses casos, a monitorização dos sinais vitais, a hidratação e a avaliação da função renal são cuidados primordiais.
III Em caso de intoxicação por gases, são necessárias a imediata retirada do acidentado do local onde se desencadeou a intoxicação e, em seguida, a adoção de medidas de manutenção das suas funções vitais. Nesses casos, a paramentação adequada do técnico em enfermagem é fundamental para que ele não seja intoxicado também.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q58336 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Na intoxicação alcoólica, de acordo com o estado do paciente, devem-se conduzir medidas gerais de suporte à vida. A maioria dos casos não requer tratamento farmacológico; no entanto, ao observar alcoolemia a partir de 150mg% deve-se intervir. Em relação ao tratamento da intoxicação alcoólica, observe as afirmativas a seguir.

I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral.
II No comportamento heteroagressivo, pode ser necessária a contenção química. Nesse caso, utiliza-se de preferência um neuroléptico de alta potência, como o benzodiazepínico 5mg IM.
III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendado apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia.

Das afirmativas acima: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q58337 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

O uso inadequado dos medicamentos produz sérias consequências na saúde dos indivíduos. Sendo assim, o profissional de saúde deve orientar o paciente com relação à interação medicamentosa. Um exemplo de interação medicamentosa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q58338 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Qual alternativa a seguir apresenta o conceito de intoxicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q58339 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

A intoxicação digitálica é um evento adverso que pode ocorrer nos pacientes medicados diariamente com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q58340 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Assinale a alternativa correta. O chumbo entra no corpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q58341 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Uma das etapas do tratamento de overdose a opioides, a American Heart Association, 2015, recomenda a aplicação do medicamento denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q58342 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Todos os meios de contraste podem causar reações alérgicas, que variam de reações leves (como náuseas e vômitos) a anafilaxia grave (como o choque cardiovascular e depressão do sistema nervoso central que acarretam morte se não tratados). As reações ocorrem rapidamente em minutos após a administração do meio de contraste. Sobre as considerações clínicas quando são utilizados sulfato de bário ou contraste semelhante no trato gastrointestinal, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q58343 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Os efeitos adversos da administração parenteral de sulfato de magnésio usualmente são resultantes da intoxicação por magnésio.

Dentre esses efeitos tem-se a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q58344 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Paciente, 24 anos, está em observação devido à intoxicação exógena por organofosforado, apresentando tosse, rouquidão, irritação de garganta, dispneia e hipertensão arterial. Em relação às fases da intoxicação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q58345 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem

Paciente, 73 anos, sexo masculino, foi admitido no serviço com hipertensão importante, cefaleia, visão turva, salivação, cólicas e náuseas. Ao exame físico, apresentou FC: 130 bpm, pressão arterial de 160/110 mmHg, frequência respiratória de 30 mpm, pele e diâmetro de ambas pupilas de 2mm não responsivas a luz, ausculta pulmonar com sibilos bilaterais e roncos difusos. Família relata que o paciente havia passado o dia pulverizando a plantação com inseticida. O diagnóstico médico apontado para o caso é de intoxicação exógena por anticolinesterásicos. A descrição das pupilas desse paciente corresponde a um achado frequente em casos de intoxicação exógena. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura atribuída ao tipo de pupila descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.