Questões de Concursos: ITIL

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1 Q120849 | Governança de TI , ITIL, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY).

I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.
II. A ITIL descreve a base para a organização dos processos de TI, visando à sua orientação para o Gerenciamento de Serviços de TI; em particular, os objetivos, atividades gerais, pré-requisitos necessários e resultados esperados dos vários processos.
III. A ITIL é composta por um conjunto de melhores práticas para a definição de processos necessários ao funcionamento de uma área de TI, visando permitir o máximo alinhamento entre ela e as demais áreas de negócio para garantir agregação de valor à organização.

Assinale:

2 Q851702 | Governança de TI, ITIL, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Com a finalidade de controlar o cumprimento de regras de trabalho e monitorar os resultados das atividades desempenhadas por uma central de suporte técnico ao usuário de informática, uma empresa que segue a proposta da ITIL V3 edição 2011 deve alocar, ao menos, um profissional no papel de

3 Q849767 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Na estruturação de um Service Desk, o componente de Informação diz respeito ao conjunto de dados que podem ser utilizados para a oferta de um serviço pró-ativo, que busca o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados. As categorias de dados comumente utilizadas para melhorar o processo de prestação de serviço são denominadas

4 Q164713 | Governança de TI, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

É dispensável que o gerenciamento de finanças como custos e orçamentos conste em guias e(ou) modelos de governança de TI, apesar de esse tipo de gerenciamento caracterizar ação associada à governança. Aliado ao gerenciamento de finanças, o orçamento

5 Q264186 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Um técnico pretende introduzir mudanças significativas nos serviços. Seguindo as recomendações da ITIL V3, 2011, tais mudanças devem ser documentadas e autorizadas pelo gerenciamento de portfólio de serviço. Nesse documento devem ser registradas informações que servirão para a etapa de ciclo de vida do desenho de serviço em que um pacote de desenho de serviço modificado será criado. Previsto tanto no Desenho de Serviço quanto na Estratégia de Serviço da ITIL, este documento é

6 Q120049 | Governança de TI, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL:

I. ITIL procura organizar a gestão de TI, definindo os processos e produtos a serem implementados por uma organização.
II. ITIL é a abordagem mais adotada pelas organizações para o gerenciamento de produtos de TI.
III. De acordo com o ITIL V3, o ciclo de vida de serviço envolve as fases de estratégia, desenho, operação e transição de serviço, além da melhoria contínua do serviço.

Está correto somente o que se afirma em:

7 Q115208 | Governança de TI, ITIL, Analista de Processos, DATAPREV, Quadrix

Qual das seguintes sentenças melhor define o objetivo da Operação de Serviço (Service Operation) do ITIL?

8 Q120859 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Observe as características de uma Central de Serviços.

I - Realizar suporte de 1º nível.

II - Centralizar todas as requisições.

III - Analisar e resolver problemas.

IV - Repassar requisições para os grupos técnicos responsáveis.

V - Cobrar que as áreas técnicas responsáveis mantenham os clientes informados.

Segundo o ITIL V3, são características de uma Central de Serviço, APENAS as descritas em

9 Q633680 | Informática, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na ITIL, a Central de Serviços (Service Desk) é a principal interface operacional entre a área de TI e os usuários dos seus serviços. Assinale a opção que representa uma tarefa da Central de Serviços.

10 Q628059 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

No âmbito do ITIL, quando um evento é registrado na Central de Serviços, a melhor sequência em que os processos são executados é:
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