Questões de Concursos Públicos: Jogos e suas Características Pedagógicos

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1 Q914355 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA, 2007, p. 92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em

2 Q915379 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Texto 4 – Psicomotricidade: origens e definição


O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento. Desde 1909, ele já chamava a atenção de seus alunos sobre o desequilíbrio motor, denominando o quadro de “debilidade motriz”. Verificou que existia estrita relação entre as anomalias psicológicas e as anomalias motrizes, o que o levou a formular o termo psicomotricidade (OLIVEIRA, 2007, p. 28)

Complete com as palavras que estão faltando no texto de Oliveira (2007, p. 31) sobre psicomotricidade.

Piaget (1987), estudando as estruturas ____________, descreve a importância do período ______________ _ _________________ e da motricidade, principalmente antes da aquisição da ________________, no desenvolvimento da _____________. O desenvolvimento mental se constrói, paulatinamente: é uma ________________progressiva, uma passagem contínua de um estado de ____________ equilíbrio para um estado de equilíbrio ____________. O equilíbrio, para ele, significa uma compensação, uma ______________, uma resposta do ______________ frente às perturbações exteriores ou interiores. (OLIVEIRA, 2007, p. 31)

A sequência CORRETA de preenchimento do texto é