Questões de Concursos: Linguagens e Suportes Midiáticos

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1 Q841416 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que

2 Q843641 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as afirmações a seguir:

I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.

Está correto o que se afirma em

3 Q840776 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:

4 Q840316 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:

5 Q944957 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hipermidiático foi criado e nele o visitante podia realizar diversas interações. O entretenimento foi proposto pela exibição do filme, de clara referência ao cinema, em especial a produções como Matrix e Batman: O cavaleiro das trevas, o que induz o visitante do hotsite a se envolver por interesse em sorver o conteúdo, destituído das ressalvas que, por vezes, o acometem quando se depara com peças publicitárias tradicionais. Podemos supor a existência de uma comunicação multidirecional, que envolve mediações entre emissor e receptor, receptor e emissor e entre receptores. O efeito viral se configura por conta da disseminação do conteúdo – ou do desejo de compartilhar a experiência entretível –, facilitado pelo direcionamento às comunidades virtuais, linkadas no próprio hotsite.
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.
II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.
III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.
IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.

É correto apenas o que se afirma em

6 Q944954 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Em seu estudo sobre os programas musicais no rádio, Adorno criticou o estatuto da música, rebaixado ao estado de ornamento da vida cotidiana, denunciando o que ele chama de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa”, ou seja, uma arte integrada ao sistema. Suas análises sobre o jazz são indicativas de sua posição extrema, na qual alguns logo viram o etnocentrismo europeu característico. Rejeitando toda análise puramente estética em prol de uma crítica psicossocial, Adorno afasta, com desprezo, todas as pretensões de o jazz exprimir a libertação. Segundo ele, sua função social primordial é reduzir a distância entre o indivíduo alienado e a cultura afirmativa, isto é, a exemplo da arte afirmativa, uma cultura que favorece não o que deveria afirmar – a saber, a resistência –, mas, pelo contrário, a integração ao status quo.
MATTELART, A.; MATTELART, M. História das teorias da comunicação. 12. ed. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2009; (adaptado).
De acordo com o texto apresentado, foi a partir do contexto descrito que Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o conceito de
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