Questões de Concursos: Luckesi

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1 Q909852 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Considerando dois tipos de avaliação, primeiro a tradicional, que Luckesi (2015) chama de exame, e uma segunda, a formativa, que o autor chama simplesmente de avaliação, assinale com E as afirmativas que se referem a exame e com A as que ser referem a avaliação.

(    ) É um instrumento de verificação de conhecimento pontual, que faz um retrato momentâneo do aluno, não interessando o que estava acontecendo antes da prova, nem o que poderá acontecer depois.
(    ) É um ato dinâmico, que deve subsidiar as ações futuras do professor, possibilitando construir os resultados de aprendizagem dos estudantes que se deseja.
(    ) Deve funcionar como um julgamento de valor produzido a partir do processo de comparação entre a produção da criança e o padrão escolhido pelo avaliador.

Assinale a sequência correta.

2 Q897335 | Pedagogia, Luckesi, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:

3 Q910388 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Luckesi (2015) faz duras críticas à forma tradicional de avaliação, a qual ele chama de exame ou prova.
Segundo esse autor, um dos principais motivos desse tipo de avaliação não ser adequado é porque ele

4 Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da:

5 Q892135 | Pedagogia, Luckesi, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Luckesi (2022), para que um instrumento de coleta de dados tenha condições de demonstrar a aprendizagem do educando, ele terá que apresentar as seguintes características:

I. Precisão.
II. Sistematicidade.
III. Ambiguidade.


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