Questões de Concursos: Luckesi Prepare-se para a prova com questões de Luckesi de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Luckesi Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q909852 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Considerando dois tipos de avaliação, primeiro a tradicional, que Luckesi (2015) chama de exame, e uma segunda, a formativa, que o autor chama simplesmente de avaliação, assinale com E as afirmativas que se referem a exame e com A as que ser referem a avaliação. ( ) É um instrumento de verificação de conhecimento pontual, que faz um retrato momentâneo do aluno, não interessando o que estava acontecendo antes da prova, nem o que poderá acontecer depois. ( ) É um ato dinâmico, que deve subsidiar as ações futuras do professor, possibilitando construir os resultados de aprendizagem dos estudantes que se deseja. ( ) Deve funcionar como um julgamento de valor produzido a partir do processo de comparação entre a produção da criança e o padrão escolhido pelo avaliador. Assinale a sequência correta. a) E E A b) A A A c) A E E d) E A E Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q897335 | Pedagogia, Luckesi, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem. Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática: a) cujos resultados da aferição do aproveitamento escolar conduzem, necessariamente, à reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória e caso o conteúdo, habilidade ou hábito, que esteja sendo ensinado e aprendido, seja essencial para a formação do educando. b) que foge ao aspecto classificatório da aferição do aproveitamento escolar, sendo o objetivo primeiro não a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento. c) que tem sido incapaz de retirar do processo de aferição do aproveitamento escolar as consequências mais significativas para a melhoria da qualidade e do nível de aprendizagem dos educandos, à medida que tem servido para desenvolver o ciclo do medo, pela ameaça de reprovação. d) de atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais, e como objetivo final uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. e) que se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os educandos estão encontrando para atingir os objetivos do curso, disciplina ou atividade da qual estão participando. A avaliação é, neste contexto, um excelente mecanismo subsidiário da condução da ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q910388 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Luckesi (2015) faz duras críticas à forma tradicional de avaliação, a qual ele chama de exame ou prova. Segundo esse autor, um dos principais motivos desse tipo de avaliação não ser adequado é porque ele a) não tem capacidade de captar a complexidade do dinâmico processo de aprendizagem. b) não tem a capacidade de certificar a aquisição do conhecimento. c) não classifica de forma adequada os alunos quanto à sua aprendizagem. d) não é eficiente no controle disciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da: a) Metodologia científica. b) Subjetividade coletiva. c) Aleatoriedade dos conteúdos. d) Homogeneidade de questões. e) Facilidade dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q892135 | Pedagogia, Luckesi, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Segundo Luckesi (2022), para que um instrumento de coleta de dados tenha condições de demonstrar a aprendizagem do educando, ele terá que apresentar as seguintes características: I. Precisão. II. Sistematicidade. III. Ambiguidade. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q909852 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Considerando dois tipos de avaliação, primeiro a tradicional, que Luckesi (2015) chama de exame, e uma segunda, a formativa, que o autor chama simplesmente de avaliação, assinale com E as afirmativas que se referem a exame e com A as que ser referem a avaliação. ( ) É um instrumento de verificação de conhecimento pontual, que faz um retrato momentâneo do aluno, não interessando o que estava acontecendo antes da prova, nem o que poderá acontecer depois. ( ) É um ato dinâmico, que deve subsidiar as ações futuras do professor, possibilitando construir os resultados de aprendizagem dos estudantes que se deseja. ( ) Deve funcionar como um julgamento de valor produzido a partir do processo de comparação entre a produção da criança e o padrão escolhido pelo avaliador. Assinale a sequência correta. a) E E A b) A A A c) A E E d) E A E Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q897335 | Pedagogia, Luckesi, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem. Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática: a) cujos resultados da aferição do aproveitamento escolar conduzem, necessariamente, à reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória e caso o conteúdo, habilidade ou hábito, que esteja sendo ensinado e aprendido, seja essencial para a formação do educando. b) que foge ao aspecto classificatório da aferição do aproveitamento escolar, sendo o objetivo primeiro não a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento. c) que tem sido incapaz de retirar do processo de aferição do aproveitamento escolar as consequências mais significativas para a melhoria da qualidade e do nível de aprendizagem dos educandos, à medida que tem servido para desenvolver o ciclo do medo, pela ameaça de reprovação. d) de atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais, e como objetivo final uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. e) que se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os educandos estão encontrando para atingir os objetivos do curso, disciplina ou atividade da qual estão participando. A avaliação é, neste contexto, um excelente mecanismo subsidiário da condução da ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q910388 | Pedagogia, Luckesi, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Luckesi (2015) faz duras críticas à forma tradicional de avaliação, a qual ele chama de exame ou prova. Segundo esse autor, um dos principais motivos desse tipo de avaliação não ser adequado é porque ele a) não tem capacidade de captar a complexidade do dinâmico processo de aprendizagem. b) não tem a capacidade de certificar a aquisição do conhecimento. c) não classifica de forma adequada os alunos quanto à sua aprendizagem. d) não é eficiente no controle disciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da: a) Metodologia científica. b) Subjetividade coletiva. c) Aleatoriedade dos conteúdos. d) Homogeneidade de questões. e) Facilidade dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q892135 | Pedagogia, Luckesi, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Segundo Luckesi (2022), para que um instrumento de coleta de dados tenha condições de demonstrar a aprendizagem do educando, ele terá que apresentar as seguintes características: I. Precisão. II. Sistematicidade. III. Ambiguidade. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro