Questões de Concursos: Manejo do Solo

Prepare-se para a prova com questões de Manejo do Solo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q917829 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Atividades Agropecuárias, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Complete a frase:
Para o controle da erosão __________, as faixas devem ser orientadas _____________________ à direção predominante dos ventos.

3 Q917128 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A possibilidade de secagem propicia melhor planejamento da colheita e o uso eficiente de equipamentos e mão de obra. O teor de umidade de grãos de trigo influencia diretamente na qualidade do produto, permitindo seu armazenamento por períodos longos sem a depreciação da sua qualidade. A secagem de trigo é um processo que demanda muito cuidado, pois esta etapa pode causar alterações severas na qualidade do grão. O teor de umidade apropriado para se conservar o trigo é 13%. Desse modo, todo o produto colhido com umidade acima deste valor deve ser sujeitado à secagem. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir e a associação entre elas:

I – Para lotes de grãos de trigo com 16% de teor de umidade, recomenda-se realizar a secagem lenta, com temperaturas máximas de 60° C para evitar o risco de causar danos físicos aos grãos.

PORQUE

II – Para grãos de trigo mantidos em baixas temperaturas, há diminuição do metabolismo e, consequentemente, melhoria da conservação do grão.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção CORRETA:

4 Q917136 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A análise de solo é uma etapa de grande importância na produção agrícola, pois fornecerá informações químicas e físicas sobre a condição do solo de cultivo e, a partir destas, como realizarmos as adequações de acordo com a cultura a ser implantada. O primeiro passo é a amostragem do solo, um ponto de grande importância. Ela necessita ser representativa de toda a área a ser implantada, uma vez que, uma amostragem realizada de forma errada pode comprometer todo o desenvolvimento da cultura. Requisitos técnicos devem ser seguidos para se dividir as áreas e realizar uma amostragem correta de solos, assim como, pontos importantes devem ser considerados a fim de garantir a representatividade do terreno. Entre os requisitos técnicos a serem considerados, podemos citar: características físicas dos solos, topografia, manejo da área, drenagem e vegetação pré-existente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – O manejo da área a ser amostrada influencia pouco na metodologia, visto que, somente as camadas superficiais do solo são revolvidas.
II – Em áreas com o mesmo tipo de solo, terrenos elevados podem ser amostrados junto com as partes mais baixas.
III – Áreas com vegetação diferentes em cobertura de solo influenciam as características físicas e químicas do solo.

A partir das proposições é CORRETO concluir o que se afirma em:

5 Q917137 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Quando há necessidade de se realizar a verificação de algum parâmetro de um alimento produzido na indústria, ou nas áreas de cultivo, se torna impossível a verificação laboratorial de todo o lote ou produto gerado. Por isso se deve realizar uma amostragem, ou seja, uma série sucessiva de etapas operacionais específicas para que a amostra seja realmente representativa do todo. Em laboratório, nem toda amostra será analisada, o que torna o processo de amostragem ainda mais importante. Frações serão utilizadas para as diferentes análises e outra parte será armazenada como contraprova, caso haja a necessidade de repetir alguma análise ou ocorra perda de material no processo analítico. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Seguindo critérios técnicos, várias amostras serão coletadas e unidas para formar a amostra bruta, que deve ser uma réplica, em ponto reduzido, do universo considerado para análise.

PORQUE

II – Na análise laboratorial a amostra bruta será ainda reduzida, conforme o tipo de produto, em uma fração denominada amostra de laboratório, que deverá continuar sendo representativa do universo considerado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

6 Q917828 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Atividades Agropecuárias, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa correta:
I) A movimentação dos íons de fosfato da solução do solo para as raízes das plantas ocorre principalmente por condução.
II) De acordo com a lei de Henry, governada pela diferença de pressão parcial do gás na interface líquidoar, a perda de nitrogênio pela volatilização de amônia ocorre principalmente por fluxo de massa.
III) Um quelato é eficiente quando a taxa de substituição do micronutriente quelatizado por outros ânions é elevada e, consequentemente, o micronutriente aplicado mantém-se por tempo suficiente para ser absorvido pelas raízes das plantas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.