Questões de Concursos Públicos: Meio Rural

Encontre aqui questões Meio Rural de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Seu cultivo é feito no verão, em lavouras mecanizadas, geralmente em médias e grandes propriedades, pois os pequenos imóveis rurais não comportam os altos investimentos necessários. O desenvolvimento da indústria de óleos vegetais e, sobretudo, os altos preços alcançados pelo produto no mercado internacional propiciaram uma grande expansão dessa cultura a partir dos anos 1970, período em que passou a ocupar as terras até então cultivadas com outros produtos. No Rio Grande do Sul, o produto foi o grande responsável pela modernização da agricultura.

O produto a que se refere o texto acima é

No processo de transformação do modo de produção no campo, intensificou-se a mecanização da agricultura, com a introdução de máquinas com motores a explosão e incorporações de adubos sintéticos e herbicidas químicos. Essa proximidade entre indústria e agricultura intensifica, após a Segunda Guerra Mundial, o que foi chamada de Segunda Revolução Agrícola. Nesse período, o desenvolvimento dos meios de transporte possibilitou o comércio de produtos em escala global. Apesar do desenvolvimento da agricultura moderna ainda persistir, principalmente nos países subdesenvolvidos e emergentes, na agropecuária tradicional predominam a baixa produtividade, o uso de técnicas, recursos e ferramentas rudimentares e dependentes de condições naturais e de elevado emprego de mão de obra. Os atuais sistemas de produção agropecuários podem ser classificados de acordo com a produtividade alcançada e os lucros obtidos, independentemente da área utilizada, dividindo-se em sistemas intensivo e extensivo de produção agropecuária. Sobre os sistemas intensivo e extensivo na agricultura e pecuária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No sistema intensivo, o modo de produção agrícola implantado nas propriedades faz o uso constante de técnicas e de tecnologias modernas, como seleção de sementes e plantas, sistemas de irrigação, estufas para controle da temperatura e da intensidade dos raios solares que atingem as plantas, adubos e herbicidas industrializados, equipamentos e veículos modernos, entre outros processos controlados pelo ser humano que diminuem a dependência direta das condições naturais para alcançar maior produtividade em menor tempo de utilização da terra.

( ) No sistema extensivo, o modo de produção agrícola é tradicional sem tecnologia moderna nem métodos mais avançados de conservação da terra, com o uso do arado de tração animal. Nesse sistema há dependência direta das condições naturais da terra e dos fatores climáticos. No entanto, por razão dessas condições, comumente, a produtividade alcançada por área é baixa.

( ) No sistema de produção intensivo na pecuária, os animais têm uma dieta alimentar definida pelas pastagens nativas, andam soltos por uma grande área e não dispõem de cuidados veterinários modernos. Essa prática, mais comum para o gado bovino destinado ao corte, gera baixa produtividade de carne por área.

( ) O sistema de produção extensivo na pecuária é caracterizado pela reprodução do gado e das aves para a produção de carnes e outros derivados por meio de técnicas, como inseminação artificial, melhoramento genético e controle de cruzamentos, entre outras. Esses procedimentos permitem alcançar elevadas taxas de produtividade na pecuária.

A sequência está correta em

Segundo Oliveira, 1999, o campo brasileiro apresenta uma situação contraditória, pois ocorre simultaneamente

"A agricultura e a pecuária são atividades milenares e universais. Apesar da tendência de urbanização do mundo, elas são praticadas na maioria dos países, uma vez que o desenvolvimento tecnológico atual permite superar condições adversas de chuva e solo." (Coelho & Terra, 2003-p.260)

As alternativas abaixo dizem respeito às mudanças na agricultura, num mundo tecnológico, exceto.

As transformações verificadas na agricultura brasileira, nas últimas décadas, devem ser analisadas em conjunto com o desenvolvimento do modo capitalista de produção em nosso país e, nessa perspectiva, nota-se que:

A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbanoindustriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais. Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada:

Verificou-se, no Brasil, a expansão da fronteira agrícola e do agronegócio. Assinale a opção correta com relação às características desse processo.

A agricultura vem se modernizando em todo o mundo. A adoção de tecnologias, resultado da pesquisa científica, e a introdução de métodos industriais de gestão da produção estão entre as principais características dessa modernização. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

A agricultura utiliza maior quantidade de água e pode tolerar água de qualidade mais baixa do que a indústria e o uso doméstico. É, portanto, inevitável que exista crescente tendência para encontrar na agricultura solução dos problemas relacionados com a eliminação de efluentes.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

A modernização da agricultura brasileira tem induzido a uma reordenação territorial no campo. As transformações vividas por esse setor econômico não incluem o(a)