Questões de Concursos Públicos: Melhoria Contínua e Qualidade Total

Resolva online questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q833187 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com

2 Q870125 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Em relação à organização no ambiente de trabalho, assinale um dos princípios que é fundamental para promover eficiência, reduzir desperdícios e otimizar recursos, por meio da análise detalhada e aprimoramento contínuo dos processos.

3 Q886858 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

A norma NBR ISO 10002:2005 estabelece diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações, fornecendo princípios e orientações para a implementação de um processo eficaz de gestão das reclamações dos clientes. Entre os nove princípios que orientam as organizações, destaca-se a diretriz que afirma: "O tratamento de reclamações deve ser uma medida tomada de forma sistemática". Esse conceito está relacionado a

4 Q886849 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

No contexto de um projeto de melhoria contínua de processos, qual ferramenta é mais apropriada para identificar e analisar as possíveis causas de um problema específico, proporcionando uma visualização gráfica das relações entre as causas?

5 Q884943 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Assistente Administrativo, CREFITO 15a, Ibest, 2024

Gestão da qualidade é o conjunto de práticas e processos organizacionais voltados para garantir que produtos ou serviços atendam ou excedam as expectativas dos clientes, visando a melhoria contínua e a excelência operacional. Com base nessa informação, representa um princípio básico da gestão da qualidade

7 Q889030 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Atendente Comercial, CELESC, ACAFE, 2024

No que tange a qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:

I. A simultaneidade dos serviços significa que o processo de prestação de serviços e o de consumo ocorrem ao mesmo tempo.

II. Os serviços exigem tratamento diferenciado porque eles são intangíveis, inseparáveis, heterogêneos e simultâneos.

III. A qualidade do serviço pode ser mensurada e avaliada antes de sua prestação.

É CORRETO o que se afirma:

8 Q885199 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Agente Administrativo, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

As Sete Ferramentas da Qualidade são importantes instrumentos de auxílio à gestão, possuindo características próprias com a finalidade comum de aperfeiçoar a qualidade organizacional. A ferramenta da qualidade associada à regra de 80/20, que parte do princípio de que 80% das consequências decorrem de 20% das causas, é conhecida como

9 Q907033 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Engenharia de Segurança do Trabalho, CELESC, ACAFE, 2024

Bessant, Caffyn e Gallagher (2001) argumentam que as rotinas de construção e incorporação de qualquer cultura são um processo de aprendizado ampliado, e envolvem a acumulação gradual de conhecimento. Eles sugerem que o progresso seja realizado por meio de comportamentos individuais para rotinas que constituem habilidades específicas dentro da organização. Um mecanismo importante pelo qual esses comportamentos se tornam automáticos é o da prática, ensaiando todos os dias até que se consolidem como cultura vigente na organização. Os autores utilizam um modelo multiestágio para mensurar a curva de maturidade, classificando as habilidades e permitindo às organizações identificarem sua posição em relação as demais, planejarem e desenvolverem planos para ampliar suas habilidades através de melhoria contínua. Neste sentido, podemos considerar que a afirmativa que nomeia CORRETAMENTE e classifica o estágio de Nível 3 é:

10 Q894989 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Assistente Administrativo, UniRV GO, UniRV GO, 2024

A qualidade total em serviços na gestão de uma universidade é fundamental para garantir a satisfação e o sucesso dos alunos, professores e colaboradores. Envolve a adoção de práticas e processos que visam atender às necessidades e expectativas dos stakeholders, promovendo a excelência acadêmica, a inovaçãopedagógica e a eficiência operacional. Qual dos seguintes princípios da qualidade total em serviços enfatiza a importância de entender e atender às necessidades e expectativas dos clientes de forma eficaz?