Questões de Concursos: Melhoria Contínua e Qualidade Total

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1 Q833187 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com

2 Q886858 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

A norma NBR ISO 10002:2005 estabelece diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações, fornecendo princípios e orientações para a implementação de um processo eficaz de gestão das reclamações dos clientes. Entre os nove princípios que orientam as organizações, destaca-se a diretriz que afirma: "O tratamento de reclamações deve ser uma medida tomada de forma sistemática". Esse conceito está relacionado a

3 Q918074 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange à cultura da qualidade no ambiente organizacional é correto afirmar, exceto:

4 Q918078 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Acerca dos indicadores de qualidade, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) São métricas, ou seja, ferramentas de acompanhamento e medição utilizadas pelas empresas para diferentes finalidades.
( ) Ao aplicá-los, a gestão assegura, por meio da avaliação das informações coletadas, que todos os serviços passem por um processo de melhoria contínua de desenvolvimento.
( ) Não impactam no próprio gerenciamento da produtividade.
( ) Os indicadores de eficiência são destinados à análise dos objetivos e resultados alcançados pela empresa.

5 Q886849 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

No contexto de um projeto de melhoria contínua de processos, qual ferramenta é mais apropriada para identificar e analisar as possíveis causas de um problema específico, proporcionando uma visualização gráfica das relações entre as causas?

6 Q870125 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Em relação à organização no ambiente de trabalho, assinale um dos princípios que é fundamental para promover eficiência, reduzir desperdícios e otimizar recursos, por meio da análise detalhada e aprimoramento contínuo dos processos.

8 Q907033 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Engenharia de Segurança do Trabalho, CELESC, ACAFE, 2024

Bessant, Caffyn e Gallagher (2001) argumentam que as rotinas de construção e incorporação de qualquer cultura são um processo de aprendizado ampliado, e envolvem a acumulação gradual de conhecimento. Eles sugerem que o progresso seja realizado por meio de comportamentos individuais para rotinas que constituem habilidades específicas dentro da organização. Um mecanismo importante pelo qual esses comportamentos se tornam automáticos é o da prática, ensaiando todos os dias até que se consolidem como cultura vigente na organização. Os autores utilizam um modelo multiestágio para mensurar a curva de maturidade, classificando as habilidades e permitindo às organizações identificarem sua posição em relação as demais, planejarem e desenvolverem planos para ampliar suas habilidades através de melhoria contínua. Neste sentido, podemos considerar que a afirmativa que nomeia CORRETAMENTE e classifica o estágio de Nível 3 é:

9 Q683068 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Na gestão da qualidade, as medidas de dispersão, também conhecidas como medidas de variação, medem o grau de diferença entre as informações quantitativas coletadas, ou seja, o quanto os valores numéricos tendem a dispersar-se em torno da média aritmética. Nesse sentido, suponha que, no início de implantação de um programa de gestão da qualidade, uma empresa que realiza o empacotamento de arroz, analisou uma amostra com 60 medidas de massa. O menor valor encontrado nessa amostra foi de 5,14 Kg.
Se a amostra mencionada no texto apresentou amplitude de 0,22 Kg, qual é o maior valor encontrado nessa amostra?

10 Q885199 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Agente Administrativo, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

As Sete Ferramentas da Qualidade são importantes instrumentos de auxílio à gestão, possuindo características próprias com a finalidade comum de aperfeiçoar a qualidade organizacional. A ferramenta da qualidade associada à regra de 80/20, que parte do princípio de que 80% das consequências decorrem de 20% das causas, é conhecida como
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