Questões de Concursos: Mercantilismo e a economia de Estados

Prepare-se para a prova com questões de Mercantilismo e a economia de Estados de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q908598 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Embora as capitanias hereditárias tenham sido uma tentativa inicial de colonização do Brasil, sua estruturação revelou-se inadequada para enfrentar os desafios da colonização efetiva. Nesse sentido, a coroa portuguesa acabou por abolir esse sistema e implementar o sistema de capitanias reais, que:

2 Q909383 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, mas nos primeiros anos após a descoberta (1500-1530) não se iniciou um efetivo processo de colonização, assim entendido o povoamento, defesa e ocupação econômica da colônia.

Assinale a alternativa correta a respeito do chamado período Pré-Colonial (1500-1530).

3 Q909078 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Considerando as características da escravidão no continente africano após o contato com os portugueses, no século XV, analise as assertivas abaixo:

I. Os portugueses transformaram uma prática local em comércio internacional, pois a escravidão e o comércio de escravizados já eram práticas comuns na África antes da chegada dos europeus no século XV.

II. O apresamento dos escravizados era uma tarefa cara e perigosa, porém os ataques que promoviam eram justificados aos olhos dos cristãos europeus, por terem como alvo povos não cristãos, considerados por eles inferiores e selvagens.

III. Com o tempo, tornou-se mais vantajoso utilizar costumes e práticas já existentes no continente para a captura dos escravizados, além de estabelecer alianças com chefes locais e aproveitar a escravidão para desenvolver a colonização nas ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Quais estão corretas?

4 Q908596 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

O ciclo do ouro e do diamante representou uma fase crucial na história colonial do Brasil, moldando profundamente sua organização socioeconômica e política. Acerca desse assunto, analise cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F):

I. A descoberta de ouro e diamantes, principalmente nas regiões do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incentivou a migração de pessoas em busca de riqueza, levando à expansão territorial e ao povoamento de áreas anteriormente pouco exploradas.

II. A descoberta de grandes depósitos de ouro na região de Ouro Preto atraiu milhares de pessoas em busca de riqueza, resultando em um rápido crescimento populacional e urbano e culminando na elevação de Ouro Preto à condição de capital da capitania de Minas Gerais.

III. Para facilitar a exploração e o transporte de ouro e diamantes, foram construídas estradas, pontes e caminhos que ligavam as áreas de mineração aos portos e centros de comércio.

IV. Os indígenas escravizados constituíram a principal força de trabalho nas minas.

Qual é a alternativa correta?

5 Q908600 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre a economia açucareira do Brasil Colonial.

I. O ciclo da cana-de-açúcar no Brasil colonial teve início no século XVIII e durou até a primeira metade do século XIX, quando outras atividades econômicas ganharam relevância.

II. A monocultura da cana-de-açúcar em grandes latifúndios foi uma característica marcante da economia açucareira, contribuindo para a concentração de terras e riquezas.

III. Os engenhos de açúcar eram frequentemente financiados por banqueiros holandeses e italianos, devido à falta de recursos do governo português.

IV. A produção de açúcar movimentou um comércio intenso, envolvendo não apenas a Europa, mas também outras regiões do mundo.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

6 Q908604 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Qual foi o papel da Lei Eusébio de Queirós na integração do Brasil ao mercado mundial?

7 Q909080 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“Na realidade, João Goulart e a cúpula que o apoiava tinham uma visão equivocada do quadro político. Eles tomavam o que se passava nas esferas do poder como expressão do que se passava na sociedade” (Fausto, 2006). A respeito das características sobre o governo de João Goulart (1961-1964), assinale a alternativa INCORRETA.

8 Q906864 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Acerca da complexa dinâmica da escravidão e sua abolição no Brasil, analise as seguintes afirmações:

I. Historiadores como Gilberto Freyre destacaram em suas pesquisas que a elite brasileira era aversa à miscigenação, o que evidenciava uma rigidez social.

II. A ascensão na escala social era controlada pela elite branca e os negros livres tiveram muitas oportunidades econômicas e políticas.

III. A elite brasileira se alinhava com uma ideologia liberal conservadora, buscando adaptar os princípios do liberalismo às suas demandas econômicas e sociais.

IV. O fim da escravidão no Brasil foi resultado de uma combinação de fatores. As pressões internas e externas, juntamente com mudanças na economia e nas tecnologias de produção, tornaram a escravidão menos lucrativa.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

9 Q909077 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

“No século XV, os portugueses começaram a ocupar também as terras continentais africanas, criando estabelecimentos costeiros pontuais que funcionavam como bases de apoio à descoberta de um caminho marítimo para as Índias. Logo, porém, eles se transformaram em ___________, que eram ao mesmo tempo fortificações militares e entrepostos comerciais” (Alves; Oliveira, 2010).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

10 Q908597 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Durante o período colonial, o Brasil foi alvo de diversas invasões estrangeiras, incluindo as incursões holandesas em regiões do Nordeste brasileiro, como Pernambuco. A esse respeito, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.