Questões de Concursos: Microrganismos de importância nos alimentos

Prepare-se para a prova com questões de Microrganismos de importância nos alimentos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q896867 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta bacilos Gram-positivos produtores de esporos.

3 Q895733 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Durante a análise toxicológica de um lote de farinha de milho, foi detectada a presença de aflatoxinas em níveis superiores aos permitidos pela legislação vigente. Aflatoxinas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus, sendo altamente carcinogênicas e hepatotóxicas. Esses fungos crescem em condições de:

4 Q896863 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

O que diferencia o vinho espumante dos demais produtos vinícolas é a formação de espuma, tradicionalmente chamada de perlage, quando ele é servido na taça. Essas pequenas borbulhas são formadas por:

6 Q896871 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Os processos de fermentação podem ser classificados em diferentes grupos, de acordo com o tipo de produto formado. A via fermentativa utilizada pela maioria das bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae e que forma como produtos os ácidos lático, acético, succínico e fórmico é denominada fermentação:

7 Q890096 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

As enfermidades transmitidas por alimentos são comuns, entretanto, uma delas, causada por bactéria patogênica anaeróbia, é considerada rara no Brasil. Essa enfermidade é transmitida pelo consumo de alimentos mal conservados com a presença de toxinas produzidas pela bactéria. Após a contaminação, são observados sintomas gastrointestinais e, na evolução da doença, podem ser observados sinais clínicos neurológicos como visão turva, tontura, dificuldade para respirar e paralisia muscular.

A doença de que trata o texto precedente é causada pela bactéria denominada
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.