Questões de Concursos: Mídias Prepare-se para a prova com questões de Mídias de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Mídias Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores. a) A familiaridade dos professores com as ferramentas digitais antes de qualquer formação continuada. b) A capacidade dos professores de integrar a tecnologia de maneira reflexiva, adaptando-a às necessidades pedagógicas e contextos específicos. c) O acesso irrestrito a recursos tecnológicos avançados e de última geração. d) A substituição dos métodos tradicionais de ensino por tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial. e) A utilização de plataformas educacionais que automatizam o processo de ensino, reduzindo o tempo de preparação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como: a) clue view b) home profile c) selection auto d) role play Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento. ( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. ( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as. ( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats. ( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V • V • F • F b) V • F • V • V c) V • F • F • V d) F • V • F • F e) F • F • V • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento. a) A diversidade de linguagens midiáticas amplia as possibilidades de construção coletiva do conhecimento, valorizando a inteligência coletiva. b) A utilização de múltiplas mídias assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ritmo, independentemente de suas diferenças individuais. c) A integração de diversas mídias ao ensino elimina a necessidade de um currículo estruturado. d) A multiplicidade de mídias garante que o aprendizado seja mais eficiente, diminuindo o tempo necessário para a compreensão dos conteúdos. e) O uso de diferentes linguagens midiáticas permite a automação completa do processo de ensino, reduzindo a necessidade de intervenção docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. a) A necessidade de os alunos dominarem tecnicamente as ferramentas digitais antes de utilizá-las nas atividades educativas. b) A dependência de tecnologias digitais que pode reduzir a interação entre professores e alunos. c) A importância de contextualizar o uso das tecnologias de forma que elas sirvam para a emancipação dos alunos, ao invés de simplesmente reproduzir conteúdos de forma acrítica. d) A dificuldade em adaptar os currículos tradicionais às novas demandas tecnológicas sem comprometer o conteúdo programático. e) A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, o que impede a integração eficaz das novas ferramentas digitais ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as) a) órteses e as próteses. b) aranhas-mola para fixação da caneta e os engrossadores de lápis. c) pranchas de comunicação e os vocalizadores portáteis. d) sorobans e as agendas personalizadas. e) sinalizadores e os regletes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta. a) O uso da cultura maker desafia o professor a se saciar apenas com os resultados hoje alcançados, levando sementes do movimento maker, do construcionismo e da aprendizagem criativa para dentro da escola, tornando o processo de aprender mais significativo. b) o uso da cultura maker potencializa a prática, na qual o educando é protagonista do processo de construção de seus saberes, utilizando-se de temas de seu interesse e satisfação, permitindo também a valorização de sua experiência e a oportunidade da aprendizagem significativa a partir de seus erros e acertos dentro do processo de aquisição do conhecimento. c) As metodologias ativas determinam a possibilidade de ativar os aprendizados dos educandos, colocando-os na posição de expectador, e o educador assume à posição no centro do processo, convergindo com o método tradicional. d) Nossos educandos estão conectados quase que o tempo todo e recebem um grande número de informações a cada momento, refletindo acerca do papel do educador e do educando nos processos de ensino-aprendizagem, com enfoque na posição de nossos alunos, que passa a ser mais secundário e menos central. e) A filosofia do código aberto e do compartilhamento de projetos é fundamental para o movimento maker, pois incentiva a colaboração e a inovação em comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q907361 | Pedagogia, Mídias, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024Qual é o papel da mídia digital na educação? a) Substituir o papel do professor. b) Dispensar a necessidade de avaliações. c) Restringir o acesso a conteúdos diversificados. d) Facilitar o acesso a informações e recursos educativos. e) Garantir que todos os alunos aprendam da mesma forma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir: I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico. II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa. III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno. IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores. a) A familiaridade dos professores com as ferramentas digitais antes de qualquer formação continuada. b) A capacidade dos professores de integrar a tecnologia de maneira reflexiva, adaptando-a às necessidades pedagógicas e contextos específicos. c) O acesso irrestrito a recursos tecnológicos avançados e de última geração. d) A substituição dos métodos tradicionais de ensino por tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial. e) A utilização de plataformas educacionais que automatizam o processo de ensino, reduzindo o tempo de preparação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q916764 | Pedagogia, Mídias, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Uma escola de nível fundamental está aplicando a abordagem de ensino de sala de aula interativa, usando uma técnica de simulação de eventos reais, com objetivo de aprendizagem. Essa técnica também é conhecida como: a) clue view b) home profile c) selection auto d) role play Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento. ( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. ( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as. ( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats. ( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a) V • V • F • F b) V • F • V • V c) V • F • F • V d) F • V • F • F e) F • F • V • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento. a) A diversidade de linguagens midiáticas amplia as possibilidades de construção coletiva do conhecimento, valorizando a inteligência coletiva. b) A utilização de múltiplas mídias assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ritmo, independentemente de suas diferenças individuais. c) A integração de diversas mídias ao ensino elimina a necessidade de um currículo estruturado. d) A multiplicidade de mídias garante que o aprendizado seja mais eficiente, diminuindo o tempo necessário para a compreensão dos conteúdos. e) O uso de diferentes linguagens midiáticas permite a automação completa do processo de ensino, reduzindo a necessidade de intervenção docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar. a) A necessidade de os alunos dominarem tecnicamente as ferramentas digitais antes de utilizá-las nas atividades educativas. b) A dependência de tecnologias digitais que pode reduzir a interação entre professores e alunos. c) A importância de contextualizar o uso das tecnologias de forma que elas sirvam para a emancipação dos alunos, ao invés de simplesmente reproduzir conteúdos de forma acrítica. d) A dificuldade em adaptar os currículos tradicionais às novas demandas tecnológicas sem comprometer o conteúdo programático. e) A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, o que impede a integração eficaz das novas ferramentas digitais ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q907277 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A área da Tecnologia Assistiva que objetiva ampliar as habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a qual se destina às pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Nesse contexto, dentre as ferramentas que complementam ou oferecem alternativas à fala para pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida — sobretudo aquelas com paralisia cerebral e que enfrentam dificuldades funcionais tanto na fala quanto na escrita —, tem-se os(as) a) órteses e as próteses. b) aranhas-mola para fixação da caneta e os engrossadores de lápis. c) pranchas de comunicação e os vocalizadores portáteis. d) sorobans e as agendas personalizadas. e) sinalizadores e os regletes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q907287 | Pedagogia, Mídias, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024O ambiente físico da sala de aula deve ser interessante para os alunos, possibilitando múltiplas interações com o universo midiático e apresentando a tecnologia como instrumento que colabora no processo de aprendizagem. Considerando que, a escola deve propor espaços para que os educandos construam sua aprendizagem, através do planejamento de aulas, que possibilitem a experimentação, explorem a criatividade, o raciocínio e os desafiem a propor soluções para diferentes problemas, enxergando conceitos além do ponto de vista comum, indique a afirmativa correta. a) O uso da cultura maker desafia o professor a se saciar apenas com os resultados hoje alcançados, levando sementes do movimento maker, do construcionismo e da aprendizagem criativa para dentro da escola, tornando o processo de aprender mais significativo. b) o uso da cultura maker potencializa a prática, na qual o educando é protagonista do processo de construção de seus saberes, utilizando-se de temas de seu interesse e satisfação, permitindo também a valorização de sua experiência e a oportunidade da aprendizagem significativa a partir de seus erros e acertos dentro do processo de aquisição do conhecimento. c) As metodologias ativas determinam a possibilidade de ativar os aprendizados dos educandos, colocando-os na posição de expectador, e o educador assume à posição no centro do processo, convergindo com o método tradicional. d) Nossos educandos estão conectados quase que o tempo todo e recebem um grande número de informações a cada momento, refletindo acerca do papel do educador e do educando nos processos de ensino-aprendizagem, com enfoque na posição de nossos alunos, que passa a ser mais secundário e menos central. e) A filosofia do código aberto e do compartilhamento de projetos é fundamental para o movimento maker, pois incentiva a colaboração e a inovação em comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q907361 | Pedagogia, Mídias, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024Qual é o papel da mídia digital na educação? a) Substituir o papel do professor. b) Dispensar a necessidade de avaliações. c) Restringir o acesso a conteúdos diversificados. d) Facilitar o acesso a informações e recursos educativos. e) Garantir que todos os alunos aprendam da mesma forma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q901409 | Pedagogia, Mídias, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na educação contemporânea, as metodologias ativas vêm sendo impulsionadas com nova práticas com o uso das tecnologias. Considerando as possibilidades das metodologias ativas no processo educativo, analise as afirmativas a seguir: I. As metodologias ativas acenam para ser um tipo de conceito sobre o fazer pedagógico. II. As metodologias ativas consideram as estratégias pedagógicas que priorizam o professor na experiencia educativa. III. As metodologias ativas têm como principal pilar, a aprendizagem centrada no aluno. IV. As metodologias ativas estão diretamente atreladas a paradigmas educacionais. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro