Questões de Concursos: Modalidades da Avaliação

Prepare-se para a prova com questões de Modalidades da Avaliação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q891265 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Fundamental 1, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Na escola contemporânea, não há mais espaço para um processo avaliativo que busca obter resultados apenas classificatórios. “Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a possibilidade de serem somadas e divididas em médias” (Luckesi, 1999, p. 34). A superação dessa lógica exige um ensino focado na aprendizagem, que contribua para a formação de um sujeito consciente de seu papel social.


Para que isso aconteça, é preciso que

2 Q907963 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A avaliação é uma parte essencial do processo educacional, sendo fundamental para verificar o progresso dos alunos, identificar áreas de melhoria e tomar decisões pedagógicas. Existem diferentes tipos de avaliação, cada um com objetivos e abordagens específicas.
Considerando os diferentes tipos de avaliação, a diagnóstica, a formativa e a somativa, avalie as afirmativas a seguir.
I. A Avaliação Diagnóstica ocorre no início do processo de ensino e aprendizagem, visando identificar as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos alunos, para orientar o planejamento das atividades educacionais.
II. A Avaliação Formativa é realizada durante todo o processo de ensino, permitindo ao professor acompanhar o progresso dos alunos, oferecer feedback contínuo e promover ajustes nas estratégias de ensino para maximizar a aprendizagem.
III. A Avaliação Somativa ocorre ao final de um período de ensino ou unidade de estudo, com o objetivo de verificar o aprendizado alcançado pelos alunos e atribuir uma nota ou conceito para avaliação do desempenho individual.
É correto o que se afirma em

3 Q895233 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Carla é professora de uma escola de ensino fundamental I e tem trabalhado com sua turma de 2º ano ao longo do último bimestre sobre os conceitos de adição e subtração de números até 100. Ela utilizou diversas abordagens e atividades, incluindo jogos, exercícios em grupo, e resolução de problemas práticos, para garantir que os alunos compreendam os conceitos. Para encerrar o bimestre, Carla decidiu aplicar uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos e determinar quais ainda precisam de apoio adicional. No dia da avaliação, Carla distribui as provas para os alunos e explica calmamente as instruções. Ela lembra os alunos da importância de ler cada questão com atenção e fazer o seu melhor. A prova contém 10 questões entre objetivas e subjetivas para avaliar diferentes habilidades. Após corrigir as provas, a professora analisa os resultados para identificar padrões de erro e alunos que necessitam de reforço. Sobre a situação hipotética apresentada, infere-se que a professora utilizou a modalidade de avaliação:

5 Q899640 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A avaliação formativa e a avaliação somativa desempenham papéis distintos no processo educacional. Qual das seguintes situações melhor exemplifica uma prática de avaliação formativa em sala de aula?

6 Q894030 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Inúmeros autores: Demo, 1988; Luckesi, 1996 e 2000; Giné, 1998; Melchior, 1999; Perrenoud, 1999; Hoffmann, 1999 e 2001; Fonseca, 1999; Hadji, 2001; dentre outros, entendem a avaliação como parte integrante do projeto pedagógico da escola, como um de seus elementos constitutivos. Porém, na prática, avaliar tornou-se procedimento técnico referente aos desempenhos dos aprendizes, apenas, e sua análise reveste-se da maior importância, principalmente porque, tratando-se da avaliação que se realiza na escola, constata-se que a maior parte da ação pedagógica diz respeito à aprendizagem do aluno e às técnicas usadas com o objetivo de aferir (medir) seu rendimento escolar, o que conduz à avaliação como:

7 Q898041 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A avaliação escolar é um processo contínuo e acumulativo, essencial para a análise do conhecimento individual dos alunos e da escola como um todo. Existem três tipos principais de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa, cada uma com finalidades específicas que contribuem para a melhoria do sistema de ensino. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)A avaliação diagnóstica deve ser realizada apenas no início do ano letivo.
2.(_)A avaliação formativa pode ser feita de maneira informal durante as aulas.
3.(_)A avaliação somativa visa oferecer um parecer sobre as habilidades desenvolvidas ao final de um processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

8 Q898345 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“A avaliação institucional é um processo aplicado para que as escolas coletem informações sobre sua operação, envolvendo desde o ambiente físico até a metodologia pedagógica e a comunicação”. (Portal Melhor Escola. Acesso em 11.11.2024).
Aponte a altertativa que melhor descreve as etapas de uma avaliação institucional.

9 Q897348 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O processo de avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a natureza da relação pedagógica e com os objetivos a que se propõe alcançar. Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno tem como premissa

10 Q894271 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

O ponto de partida do trabalho desenvolvido em sala de aula é o levantamento dos conhecimentos prévios e o mapeamento das experiências dos estudantes. Verificar o que os estudantes sabem é condição fundamental para favorecer a escolha de estratégias didáticas que permitam ao professor provocar o estudante na construção de conhecimentos novos.
(BNCC, 2018.)
Sobre a avaliação diagnóstica, assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.