Questões de Concursos: Motor a diesel

Prepare-se para a prova com questões de Motor a diesel de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q252807 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

O motor a dísel que contém em sua especificação a sigla TDI é equipado com turbocompressor e intercooler.

2 Q256948 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

O objetivo do intercooler nos sistemas de admissão de ar nos motores a dísel é melhorar o sistema de arrefecimento do motor.

3 Q254743 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

Na manutenção corretiva, o motor a dísel funciona até quebrar e só nessa fase o procedimento de manutenção é adotado.

4 Q256181 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

As fases características relacionadas às três partes da curva da banheira são denominadas falhas por mortalidade infantil, aleatórias e por desgaste.

5 Q256397 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores torques são atingidos.

6 Q254548 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores rotações são obtidas.

7 Q259507 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.

Na parte-final da curva, em que predominam as falhas aleatórias, as revisões gerais e(ou) a reforma dos motores contribuem para aumentar a confiabilidade dos motores a dísel.

8 Q261462 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

Na manutenção preditiva, a manutenção do motor é realizada em intervalos fixos de tempo.

9 Q261253 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.

A manutenção preventiva é realizada somente quando necessário e se baseia no acompanhamento visual, acústico e de vibração e na análise do óleo lubrificante.

10 Q260452 | Mecânica, Motor a diesel, Técnico em Mecânica, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso do intercooler nos motores a dísel, evita-se a pré-ignição, comumente chamada de batida de pino.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.