Questões de Concursos Públicos: Movimentos Sociais

Encontre aqui questões Movimentos Sociais de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O movimento operário é considerado o modelo clássico de movimento social. Contudo, autores como Alain Touraine indicaram o esgotamento desse modelo e apontaram o surgimento dos novos movimentos sociais a partir dos anos 1960. Esses novos movimentos sociais

Na abordagem clássica, a ideia é a de que os movimentos sociais existem quando há:

I. Um princípio de identidade construído coletivamente ou de identificação em torno de interesses e valores comuns no campo da cidadania.

II. Definição coletiva de um campo de conflitos e dos adversários centrais nesse campo.

III. A construção de projeto de transformação ou de utopias de mudança social nos campos societário, cultural ou sistêmico.

Está correto o que se afirma em

Em relação à multiplicidade de interpretações e enfoques sobre o que são movimentos sociais, considere:

I. A análise dos movimentos sociais oferece uma chave teórica e metodológica que pode ser aplicada para além do campo empírico das ações coletivas.

II. Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas propositivas que, vitoriosas ou fracassadas, resultam em transformações nos valores e instituições da sociedade.

III. A análise sobre os movimentos sociais não pode ser separada da análise de classe social e pode resumir os movimentos a algo determinado pelas classes.

IV. O movimento social refere-se à ação dos homens na história. Esta ação envolve um fazer, por meio de um conjunto de práticas sociais, e um pensar, por meio de um conjunto de idéias que motiva ou dá fundamento à ação.

V. Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.

Os índios de Querência, representados pela associação indígena Kïsêdjê (AIK), foram os vencedores do Prêmio Equatorial 2019, da Organização da Nações Unidas (ONU), para soluções locais e indígenas de desenvolvimento sustentável. Esse grupo indígena é responsável pela produção de óleo de pequi na terra indígena Wawi, que fica no estado do Amazonas, e a produção foi iniciada após a retomada das terras invadidas por fazendeiros.
O número de matrículas de estudantes negros e pardos nas universidades e faculdades públicas no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, o de brancos. Em 2018, esse grupo passou a representar 50,3% dos estudantes do ensino superior da rede pública, segundo a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicada nesta quarta-feira (13/10/19) pelo IBGE. Embora representem hoje mais da metade dos estudantes nas universidades federais, esse grupo ainda permanece sub-representado [...]
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/13/ politica/1573643039_261472.html>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Os dados da pesquisa do IBGE revelam que a
Em maio de 2020 nos EUA um policial branco matou asfixiado um homem negro que estava desarmado, algemado e com o rosto no chão. A revolta com o caso levou milhares de pessoas para as ruas em um protesto antirracista que aconteceu em quase todos os estados americanos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse homem negro.
O mais importante documento de denúncia sobre crimes de violações de direitos dos indígenas — o Relatório Figueiredo — foi produzido pelo próprio Estado em 1967, e ficou desaparecido durante 44 anos, sob a alegação oficial de que havia sido destruído num incêndio. O relatório foi encontrado quase intacto em 2013, com 5 mil páginas e 29 tomos — das 7 mil páginas e trinta tomos da versão original. (...) O resultado é estarrecedor: incluiu relatos de dezenas de testemunhas, apresentou centenas de documentos e identificou cada uma das violações que encontrou: assassinatos, prostituição de índias, sevícias, trabalho escravo, apropriação e desvios de recursos do patrimônio indígena.
Lilia Moritz Schwarcz; Heloísa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 463 (com adaptações).
O Relatório Figueiredo foi produzido pelo procurador Jader de Figueiredo Correia, a pedido do então Ministro do Interior brasileiro, o engenheiro militar Afonso Augusto de Albuquerque Lima, e continha relatos do período compreendido entre as décadas de 40, 50 e 60 do século passado. Acerca da política indigenista estabelecida durante o regime militar no Brasil, assinale a opção correta.
Em maio de 2020 nos EUA um policial branco matou asfixiado um homem negro que estava desarmado, algemado e com o rosto no chão. A revolta com o caso levou milhares de pessoas para as ruas em um protesto antirracista que aconteceu em quase todos os estados americanos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse homem negro
Sobre o etarismo, é INCORRETO afirmar que:
Desde a implementação da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, novas leis foram surgindo no intuito de fornecer maior amparo às mulheres. Sendo assim, são direitos das mulheres, EXCETO: