Questões de Concursos: Nutrição e Doenças Gastrointestinais

Prepare-se para a prova com questões de Nutrição e Doenças Gastrointestinais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895339 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao processo de digestão dos alimentos, sobre a atuação dos hormônios gastrointestinais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada ação ao seu respectivo hormônio causador.
Coluna 1
1. Aumenta o esvaziamento gástrico. 2. É responsável pela hidrólise inicial das proteínas. 3. Promove saciedade e diminui o esvaziamento gástrico.
Coluna 2
( ) Colecistocinina (CCK). ( ) Gastrina. ( ) GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1). ( ) Motilina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

3 Q899698 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, FUNASG RJ, Instituto Consulplan, 2024

Tanto na gastrite quanto na úlcera o ponto central é o desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa e os que a protegem, resultando em lesão da mucosa. Considerando as recomendações nutricionais para pacientes com gastrite e/ou úlcera, em acompanhamento ambulatorial ou que estejam internados, mas sem intercorrências, analise as afirmativas a seguir.

I. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois o álcool é um potente irritante da mucosa gastrointestinal.

II. Café, mesmo que seja do tipo descafeinado, deve ser evitado, pois leva ao aumento da produção ácida gástrica.

III. O pH do estômago é mais ácido do que qualquer fruta; por isso, não seria necessário evitar tal alimento. Porém, deve-se respeitar a tolerância individual.


Está correto o que se afirma em

4 Q895421 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

A terapia nutricional na pancreatite aguda grave é um componente fundamental do tratamento. Analise a afirmação que melhor representa as recomendações atuais baseadas em evidências para o manejo nutricional desses pacientes:

5 Q899697 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, FUNASG RJ, Instituto Consulplan, 2024

O refluxo é o retorno para o esôfago do conteúdo ácido péptico gástrico que leva à inflamação da mucosa esofágica, podendo resultar em esofagite. Sobre as recomendações nutricionais no refluxo e/ou esofagite para adultos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A dieta deve ser normolipídica, com até 30% do valor energético total.

( ) Os líquidos devem ser evitados nas refeições principais (almoço e jantar) para diminuir o volume ingerido.

( ) Alimentos como café, mate, chá preto, bebidas alcoólicas e chocolate devem ser evitados, pois diminuem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

( ) Alimentos como sucos e frutas ácidas, tomate, temperos e especiarias picantes devem ser excluídos da alimentação, pois estimulam a secreção ácida.


A sequência está correta em

6 Q914022 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, ServenteMerendeira, Prefeitura de Paverama RS, OBJETIVA, 2023

Antes de serem preparadas, é recomendado que as leguminosas passem por etapas importantes de prépreparo. A etapa caracterizada por deixar os grãos de molho em água na proporção 2:1, de 8 a 12 horas, em seguida descartando e lavando novamente os grãos hidratados, em que a água do processo permite a ação das oligossacaridases (enzimas) presentes no grão, que digerem os oligossacarídeos, melhorando a digestão e reduzindo a produção de gases e o desconforto intestinal, é denominada:

7 Q900137 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista do NASF, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença funcional do trato gastrointestinal definida de acordo com o seu padrão de sintomas (dor ou desconforto abdominal recorrente associada a alterações dos hábitos intestinais), a sua natureza crônica e a ausência de doença orgânica detectável. Embora a SII não constitua uma condição com risco de vida, tem uma prevalência elevada e reduz, marcadamente, a qualidade de vida do doente. Estudos indicam que uma dieta pobre em Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols (FODMAP) pode ser efetiva no tratamento de sintomas em pacientes com SII. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o alimento com baixo teor de FODMAP.

8 Q902303 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A conduta nutricional em pacientes com doenças gastrointestinais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e recuperação do estado nutricional. Em relação à dieta recomendada para indivíduos com Doença Celíaca, assinale a alternativa correta.

9 Q899352 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação à síndrome do intestino irritável (SII), assinalar a alternativa CORRETA.

10 Q897284 | Nutrição, Nutrição e Doenças Gastrointestinais, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A síndrome do intestino curto (SIC) é a condição complexa resultante da perda da capacidade absortiva intestinal, devido a ressecçãocirúrgica, defeitos congênitos ou doenças. Dentre os sintomas observados abaixo, qual deles corresponde a esta doença?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.