Questões de Concursos: Ondulatória

Prepare-se para a prova com questões de Ondulatória de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q265582 | Física, Ondulatória, Vestibular, UFPR, UFPR

Um órgão é um instrumento musical composto por diversos tubos sonoros, abertos ou fechados nas extremidades, com diferentes comprimentos. Num certo órgão, um tubo A é aberto em ambas as extremidades e possui uma frequência fundamental de 200 Hz. Nesse mesmo órgão, um tubo B tem uma das extremidades aberta e a outra fechada, e a sua frequência fundamental é igual à frequência do segundo harmônico do tubo A. Considere a velocidade do som no ar igual a 340 m/s. Os comprimentos dos tubos A e B são, respectivamente:

2 Q544828 | Física, Ondulatória, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR

O universo é um grande laboratório onde transformações estão ocorrendo a todo instante, como as explosões que permitem o surgimento (nascimento) e/ou a morte de estrelas e outros corpos celestes. Em uma noite de céu límpido, é possível observar a luz, proveniente de diferentes estrelas, muitas das quais possivelmente já não mais existem. Sabendo que as ondas eletromagnéticas correspondentes ao brilho destas estrelas percorrem o espaço interestelar com a velocidade máxima de 300.000 km/s, podemos afirmar que não ouvimos o barulho destas explosões porque:

3 Q546639 | Física, Ondulatória, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG

Uma antena parabólica desativada de 120 cm de raio de curvatura e sem o receptor de sinal foi coberta com papel alumínio, de modo a se tornar um espelho côncavo. Essa antena foi deixada no quintal de uma casa e, em um dia quente de verão, acabou por incendiar uma pequena caixa de papelão situada a uma certa distância d do centro dessa antena. Sabendo que os raios do Sol chegam à parte côncava do espelho paralelos ao eixo principal, a distância d ideal para que ocorra o incêndio é de

4 Q546120 | Física, Ondulatória, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Considere um sistema massa-mola, onde a constante elástica é igual a k = 5,46 N/cm. Uma vez colocado para oscilar, observa-se que, em determinado instante, os valores da posição, da velocidade e da aceleração são, respectivamente, iguais a x = -0,27 m, v = -32,6 m/s e a = -214 m/s2.

Tendo como referência a situação acima, julgue os itens subseqüentes.

A freqüência com que esse sistema oscila é única.

5 Q545884 | Física, Ondulatória

Uma aluna classifica diversos tipos de ondas como transversais ou longitudinais e como mecânicas ou eletromagnéticas. Sobre o estudo de ondas, é CORRETO afirmar que:

6 Q545828 | Física, Ondulatória, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

Os sons musicais podem ser produzidos pelas oscilações de cordas (violão, piano), membranas (tímpano, tambor), colunas de ar (flauta, tubos), blocos de madeira e outros corpos. A respeito dos fenômenos relacionados às ondas sonoras, julgue o próximo item. Suponha-se que ondas estacionárias sejam produzidas no interior de um tubo de plástico de comprimento (L) igual a 25 cm, com as duas extremidades abertas, e a velocidade do som, no ar, dentro do tubo, seja de 340 m/s. Nesse caso, a frequência fundamental do som produzido pelo tubo será de 1.360 Hz.

7 Q545771 | Física, Ondulatória, Papiloscopista, POLITEC MT, CEV UFMT

Dois automóveis de mesma massa deslocavam-se na mesma direção e no mesmo sentido em uma autoestrada, quando colidem. Considere desprezíveis as forças externas no instante da colisão. Se, após a colisão, a velocidade dos dois é a mesma, é correto afirmar que a colisão é:

8 Q546647 | Física, Ondulatória, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Considere um sistema massa-mola, onde a constante elástica é igual a k = 5,46 N/cm. Uma vez colocado para oscilar, observa-se que, em determinado instante, os valores da posição, da velocidade e da aceleração são, respectivamente, iguais a x = -0,27 m, v = -32,6 m/s e a = -214 m/s2.

Tendo como referência a situação acima, julgue os itens subseqüentes.

Não há condições para se determinar a amplitude da oscilação.

9 Q544634 | Física, Ondulatória, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Analise as afirmativas a seguir:

I. A lei da refração pode ser deduzida a partir do principio de Huygens.

II. Quando duas ondas coerentes se combinam, a intensidade resultante pode ser calculada pelo método dos fasores.

III. Para que duas ondas luminosas interfiram uma com a outra de forma perceptível, a diferença de fase entre as ondas não deve permanecer constante com o tempo.

Está correto o que se afirma em:

10 Q545382 | Física, Ondulatória, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma mola helicoidal possui uma rigidez que depende do número de espiras ativas, N, do diâmetro da mola, D, e do diâmetro do arame, d. Considere uma mola M1, para a qual N = 8, D = 80 mm e d = 8 mm, e outra, M2, para a qual o número de espiras também é N = 8, ambas de mesmo material.

A mola M2 será mais rígida que a mola M1 se os valores de D e d, expressos em mm, forem, respectivamente, de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.