Questões de Concursos Públicos: Organização

Encontre aqui questões Organização de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O processo de organização segue alguns princípios básicos e exige que se tomem decisões acerca de certos elementos, entre eles:
Dentro dos diferentes critérios ou tipos de departamentalização, temos que a organização:

Uma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização

Texto associado.

O direito coletivo do trabalho regula a atuação das entidades que
defendem as diferentes categorias profissionais. Acerca desse tema,
julgue os itens subsequentes.

Inexiste na CF vedação à existência de mais de um sindicato por categoria diferenciada de trabalhadores.

Quanto à estrutura organizacional, julgue os próximos itens.

I A organização linear baseia?se no princípio funcional, ou seja, no princípio da especialização. Suas características são: autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; e ênfase na especialização.

II A organização funcional está baseada no princípio da unidade de comando. Suas características são: autoridade única com base na hierarquia; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; e aspecto piramidal.

III A organização linha?staff, ou hierárquico?consultiva, é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional. Nela coexistem órgãos de linha (órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria), mantendo relações entre si. Os órgãos de linha caracterizam?se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

Assinale a alternativa correta.

Em um país, três empresas do setor elétrico formaram uma associação com o objetivo de pressionar o governo para alterar a legislação ambiental relativa à construção de hidrelétricas.

Esse tipo de estratégia organizacional voltada para alterar o ambiente externo é conhecida como:

Na apresentação de uma proposta de racionalização das atividades de um determinado departamento, o relatório deve obrigatoriamente apresentar: objetivos, situação atual, sistemáticas alternativas, prazo para desenvolvimento e implementação, bem como

A estrutura organizacional que centraliza o poder de decisão no presidente e nos departamentos subordinados é a

O processo de organização de uma empresa está dividido em cinco etapas principais. Uma dessas etapas é a divisão do trabalho, que consiste em

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a