Questões de Concursos Públicos: Organização do Trabalho na Escola

Resolva online questões de Organização do Trabalho na Escola para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q328299 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN

As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:

2 Q323357 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:

3 Q319934 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR

A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade.

( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa.

( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados.

( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

4 Q326417 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

?As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4?.

5 Q324980 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Judiciário, TJPE PE, FCC

A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é

6 Q323546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

7 Q323641 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos, como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.

( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.

( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.

Assinale a sequência correta.

8 Q323016 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.

9 Q328145 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

10 Q328283 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o pas-sado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras [...]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)

A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula. Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar: