Questões de Concursos Públicos: Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre o Conselho Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, de acordo com a Lei n.º 6088/2008, é correto afirmar que:

O Programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral igual ou superior a..........horas diárias ou..........horas semanais em todas as etapas e modalidades da educação básica, proporcionando a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:
Serão recursos públicos destinados à educação os originários de, exceto:
No Brasil, a organização do sistema educacional sofreu diversas mudanças ao longo do período colonial. As primeiras instituições formais foram estabelecidas pelos jesuítas. Sobre a atuação dos jesuítas no ensino colonial brasileiro, analise as assertivas abaixo:

I. Os jesuítas fundaram escolas voltadas para os indígenas e a elite colonial.
II. A educação jesuíta era exclusivamente voltada para a alfabetização básica, sem abordar conteúdos religiosos.
III. Com a expulsão dos jesuítas, o ensino foi completamente desestruturado e só retomado no século XIX.

Sobre as assertivas, pode-se afirmar que:
Dados os desafios enfrentados pela educação infantil no Brasil, como a falta de vagas em creches e altos índices de analfabetismo, qual alternativa apresenta um plano de ação que priorize a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos, considerando as limitações orçamentárias e infraestruturais?
A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa?

Sobre avaliação como parte integrante do currículo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas.

II. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.

III. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

IV. Prover, de maneira facultativa, períodos de recuperação, de preferência após o período letivo.