Questões de Concursos Públicos: Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil

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1 Q906670 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:

3 Q903811 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O Programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral igual ou superior a..........horas diárias ou..........horas semanais em todas as etapas e modalidades da educação básica, proporcionando a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

4 Q901545 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Dados os desafios enfrentados pela educação infantil no Brasil, como a falta de vagas em creches e altos índices de analfabetismo, qual alternativa apresenta um plano de ação que priorize a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos, considerando as limitações orçamentárias e infraestruturais?

5 Q899674 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre o Conselho Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, de acordo com a Lei n.º 6088/2008, é correto afirmar que:

6 Q890924 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Serão recursos públicos destinados à educação os originários de, exceto:

7 Q898163 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa?

8 Q880515 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre avaliação como parte integrante do currículo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas.

II. Possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série.

III. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

IV. Prover, de maneira facultativa, períodos de recuperação, de preferência após o período letivo.

9 Q896639 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

No Brasil, a organização do sistema educacional sofreu diversas mudanças ao longo do período colonial. As primeiras instituições formais foram estabelecidas pelos jesuítas. Sobre a atuação dos jesuítas no ensino colonial brasileiro, analise as assertivas abaixo:

I. Os jesuítas fundaram escolas voltadas para os indígenas e a elite colonial.
II. A educação jesuíta era exclusivamente voltada para a alfabetização básica, sem abordar conteúdos religiosos.
III. Com a expulsão dos jesuítas, o ensino foi completamente desestruturado e só retomado no século XIX.

Sobre as assertivas, pode-se afirmar que: