Questões de Concursos: Organização e Funcionamento do SUS

Prepare-se para a prova com questões de Organização e Funcionamento do SUS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q844667 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

A Lei 8.080 de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) as ações abaixo, exceto:

2 Q873967 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A respeito da classificação da territorialização, assinale:


1. Território distrito.

2. Território área.

3. Território microárea.


( ) É uma subdivisão do território área de responsabilidade da ESF. Corresponde à área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

( ) É a divisão político administrativo de uma área geográfica que além de comportar uma população com características epidemiológicas e sociais, contém os recursos de saúde para atendê-la.

( ) Corresponde a área de abrangência de uma unidade básica de saúde ou a área de atuação da ESF, que deve ter enfoque na vigilância à saúde.


Assinale a sequência CORRETA:

3 Q872365 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMeTEC, 2024

A Lei nº 8.080, de 19 de outubro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), define que um dos objetivos do Sistema Único de Saúde é:

4 Q873776 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps. Disponível em: 20 ago 2024, com adaptações.)


No que se refere à Estratégia de Saúde da Família (ESF) é correto inferir que:

5 Q869573 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em 2017, foi aprovada a nova Política Nacional de Atenção Básica, que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica, no âmbito do SUS. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

I A integração entre a vigilância em saúde e atenção básica é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população.
II É proibida qualquer exclusão com base em idade, gênero, raça/cor, etnia e crença.
III Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de atenção básica no âmbito do SUS serão denominados Unidade Básica de Saúde (UBS).

Assinale a opção correta.

6 Q873777 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

À Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) compete favorecer a integração dos setores de saúde e educação, de acordo com as políticas públicas, com o intuito de fortalecer as instituições compostas de profissionais atuantes da área, assim como a integração e o aperfeiçoamento da relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do Sistema único de Saúde (SUS). A Ação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) que objetiva a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aperfeiçoando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, dos estudantes dos cursos de graduação na área de saúde, é denominada:

7 Q874297 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2024

Criado em 1937, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), integra o Sistema Único de Saúde como uma instância:

8 Q873968 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A respeito da intersetorialidade como estratégia de gestão das políticas sociais, analise os itens a seguir:


I. É no âmbito do município, como o espaço onde a população tem acesso aos serviços, onde seus problemas se manifestam, que a articulação das políticas sociais se viabiliza, dando maior eficácia a sua gestão.

II. É no município, como espaço definido territorial e socialmente, que se concretizará a integração interinstitucional e a ação intersetorial. Essa interação pode ser construída através de um processo dinâmico entre os sujeitos, mediada por novos paradigmas, que devem informar a mudança das instituições sociais e de suas práticas.

III. A lógica intersetorial de atuação deve referir-se, basicamente, à população e ao espaço onde se situam. Assim, a base populacional e geográfica permite que se identifique os problemas e as possibilidades de sua solução para atingir uma vida com qualidade.

IV. A intersetorialidade é a articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar efeito sinérgico em situações complexas visando ao desenvolvimento social, superando a exclusão social.

V. É uma nova lógica para a gestão da cidade, buscando superar a fragmentação das políticas, considerando o cidadão na sua totalidade. Isso passa pelas relações homem/natureza, homem/homem que determinam a construção social da cidade.


Estão CORRETOS:

9 Q873412 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Critérios Operacionais para Definição de Prioridades em Saúde
Na definição de prioridades em saúde pública, diversos critérios são considerados. Avalie as afirmativas abaixo:

1. Indicadores socioeconômicos, como renda per capita e nível de escolaridade, ajudam a identificar populações vulneráveis que necessitam de maior atenção.
2. Indicadores culturais, como práticas tradicionais de saúde e crenças, podem influenciar a aceitação e o sucesso de intervenções em saúde.
3. Indicadores epidemiológicos, como a incidência de doenças, são essenciais para definir as prioridades de ações de saúde pública.
4. A acessibilidade geográfica aos serviços de saúde não é um critério importante na definição de prioridades.
5. O grau de mobilização comunitária pode ser considerado um critério para definir prioridades, já que comunidades mais ativas tendem a cooperar melhor nas ações de saúde.

Alternativas:

10 Q874740 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Mãe do Rio PA, IVIN, 2024

O Conselho de Saúde, no âmbito de atuação, tem caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Cabe a cada Conselho de Saúde definir o número de membros, que, obedecerá a seguinte composição:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.