Questões de Concursos: Outros Transtornos

Prepare-se para a prova com questões de Outros Transtornos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q909019 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as características diagnósticas do transtorno depressivo maior, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Insônia ou fadiga são as queixas principais menos frequentes.

( ) Os sintomas dos critérios para transtorno depressivo maior devem estar presentes quase todos os dias para serem considerados presentes, com exceção de alteração de peso e ideação suicida.

( ) Humor deprimido deve estar presente na maior parte do dia, além de quase todos os dias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 Q868183 | Psicologia, Outros Transtornos, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação à dependência química, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo. A dependência química é considerada _________________, em que o portador perde o controle sobre o uso da substância. Quem está nessa situação pode buscar ajuda para também controlar sua adicção.

3 Q909018 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o DSM-5, quanto ao diagnóstico diferencial, o TDAH e o transtorno ____________ compartilham níveis elevados de comportamento impulsivo. Entretanto, indivíduos com esse transtorno apresentam agressividade importante dirigida aos outros, o que não é característico do TDAH, e não têm problemas em manter a atenção, como se vê no TDAH.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

4 Q901084 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Para minh’alma triste e sem um sonho
Murmura olhando o prado, o rio, a espuma:
Como isso é pobre, insípido, enfadonho!
Fagundes Varela

As síndromes depressivas são atualmente reconhecidas como um problema prioritário de saúde pública e segundo levantamento da OMS a depressão maior é considerada a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas de saúde. Do ponto de vista psicopatológico:

5 Q903379 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

O Transtorno Desafiador Opositivo (TDO), também conhecido como Transtorno Desafiador de Oposição (TDO), é um transtorno comportamental caracterizado por um padrão persistente de comportamentos especialmente em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outros adultos. Este transtorno é mais comum na infância e adolescência e pode impactar significativamente o funcionamento social, acadêmico e familiar da criança ou adolescente.

Assinale a alternativa correta a respeito deste transtorno.

6 Q908310 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

É possível considerar a neurose como:

7 Q909020 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as consequências da encoprese na criança, segundo o DSM-5, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Sujar-se com fezes é apenas um ato deliberado.

( ) A criança com encoprese frequentemente se sente envergonhada e pode desejar evitar situações (por exemplo, ir ao acampamento ou à escola) que possam causar constrangimentos.

( ) O grau de prejuízo depende do efeito na autoestima da criança, do nível de rejeição social pelos pares e da raiva, punição e rejeição por parte dos cuidadores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

8 Q908305 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Ana, 64 anos, foi encontrada perambulando pelas ruas da cidade, apresentava discurso desconexo, estava com as vestes sujas e apresentava sinais de intensa embriaguez. Foi levada ao Pronto Atendimento local para cuidados e, após passar por hidratação, foi entrevistada pela equipe de psicologia. Ana relatou não saber a quanto tempo está nas ruas, faz uso diário de álcool desde a adolescência e afirmou ter filhos, com quem não tem contato. Com base nas poucas informações disponíveis sobre Ana, é possível considerar como uma primeira hipótese diagnóstica para seu caso:

9 Q909749 | Psicologia, Outros Transtornos, Psicólogo, Prefeitura de São Bento do Una PE, ADMeTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Em uma estrutura neurótica, pode-se constatar a diferença sexual anatômica, a criança reedita todos os cortes anteriores que marcaram a sua história, com as diferenças entre a função materna e paterna, assim como as vivências entre eles, das quais ela era excluída da cena, já que é o pai que é desejado pela mãe.

II. A verificação da estrutura neurótica na clínica pode ocorrer através do discurso do sujeito que procura atendimento. Ao se estruturar neuroticamente, o sujeito quer ser a causa do desejo do outro, mas muitas vezes se sente objeto desse desejo, para não ser objeto e, ao mesmo tempo, sustentar a falta necessária ao desejo, o neurótico responde à demanda do outro com inibições, sintomas e angústias.

Marque a alternativa CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.