Questões de Concursos Papéis

Resolva questões de Papéis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q918457 | Design Gráfico, Papéis, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A qualidade de um produto gráfico depende diretamente da seleção adequada do papel. Fatores como acabamento, gramatura e estrutura física do papel devem ser considerados para cada tipo de trabalho. Qualquer erro na especificação de uma dessas características pode determinar um resultado abaixo do esperado. E nem sempre é questão de preço; a opção por um papel mais caro pode até mesmo prejudicar um projeto, por distanciá-lo das necessidades do público-alvo.
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.

Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura, porém distorce as cores.

( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens e proporciona uma leitura mais confortável.

( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.

( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).

( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2 passa a ser chamado de ‘cartão’.


A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q918464 | Design Gráfico, Papéis, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A maioria dos livros é produzida em formatos que se ajustam aos tamanhos de papel padrão e às máquinas de impressão. Os formatos de papel da série A iniciam no tamanho A0. Cada formato subsequente é obtido ao dividir o anterior ao meio, mantendo a proporção.

Com base nesses padrões, o formato que apresenta as dimensões de 105 x 148 mm é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q993497 | Design Gráfico, Papéis, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

O papel é o elemento principal de todo o processo de produção gráfica, pois cabe a ele conectar todo o trabalho de criação do texto, editoração e produção ao leitor. Como é um material muito versátil, vários tipos de papéis podem ser utilizados para se obter resultados diferentes em cada tipo de publicação a ser impressa. Partindo do pressuposto de que a publicação de uma revista informativa impressa em policromia e com grampeamento a cavalo deve ser providenciada, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de papéis mais recomendado nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q993498 | Design Gráfico, Papéis, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

O formato mais conhecido de papel é baseado no A0, que apresenta as dimensões de 841 x 1189 mm. Ao se dobrar esse formato ao meio, mantém-se sempre as mesmas proporções da folha (com a redução do tamanho, logicamente) e dele origina-se o formato mais utilizado em impressoras não profissionais no Brasil: o A4 com dimensões de 210 x 297 mm. Em escala industrial de impressões, no entanto, nacionalmente, costumase usar outro padrão de formatos de papel, mais adequado às impressoras de médio e de grande porte utilizadas. Assinale a alternativa que apresenta um desses formatos de papel utilizados pela indústria gráfica brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.