Questões de Concursos Públicos: Papel Político Pedagógico e Organicidade

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1 Q319324 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta.

2 Q328191 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:

3 Q323819 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

O pensar e o fazer a universidade no sentido da definição de sua finalidade, objetivos institucionais e metas de qualidade acadêmica exige um processo de planejamento formalmente representado pelo

4 Q324371 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.

5 Q325247 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que

6 Q326238 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

7 Q323848 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de

8 Q320842 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção

9 Q322064 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN

A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.

10 Q326202 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores: