Questões de Concursos: Patologia

Prepare-se para a prova com questões de Patologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q7117 | Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

A morte celular pode ser estudada a partir da compreensão de dois mecanismos: a necrose e a apoptose. Leia as afirmações.

I.Várias agressões físicas podem causar necrose: traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiações que po- dem atuar direta ou indiretamente sobre as células.
II.Agentes químicos como o clorofórmio e o tetracloreto de carbono atuam na necrose, desorganizando os constituintes lipídicos das membranas celulares e lesando o retículo endoplasmático sem inibir as enzimas.
III. Agentes biológicos como vírus, ricketsias, bactérias, protozoários e metazoários podem produzir necrose pelas enzimas proteolíticas liberadas.
IV. A morte celular por mecanismos imunitários pode ser devida à lise, causada por anticorpos após fixação do complemento ou ao efeito citopático efetuado por linfócitos T através das linfocitoxinas.
V.A necrose caseosa é mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch,enquanto a necrose gomosa é,em geral,causada por Treponema pallidum.

São afirmações VERDADEIRAS:

2 Q7113 | Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo.

Sobre esse assunto, leia as afirmações:

I.Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos,vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos.
II. São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III.Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas.
IV.Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematógena envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório.
V.No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o ex- cesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício.

São afirmações VERDADEIRAS:

3 Q7116 | Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

O termo degeneração é usado na Medicina desde a Antiguidade, com diversos sentidos. A degeneração hialina e a degeneração mucoide são tipos de degeneração com acúmulo de :

4 Q7114 | Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

São células que participam do processo inflamatório, EXCETO:

5 Q7115 | Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

Formam-se tanto na circulação pulmonar como na grande circulação.A insuficiência ventricular esquerda, a estenose, a insuficiência mitral, as compressões de veias pulmonares e o aumento da resistência pós-capilar podem ser causadores de:

6 Q532699 | Engenharia Civil, Patologia, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Na presença de água e pressão hidrostática, os revestimentos de argamassas podem apresentar falhas decorrentes de depósitos salinos provenientes da migração de sais solúveis existentes nos materiais ou componentes. Essa falha recebe o nome de

7 Q539136 | Engenharia Civil, Patologia, Analista do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE

A corrosão da armadura é a principal causa de patologias em estruturas de concreto armado e protendido. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela vistoria de uma obra com corrosão deve ser capaz de identificar, corretamente, os fenômenos indutores da corrosão e definir as técnicas de avaliação de estruturas de concreto armado para diagnóstico da durabilidade e posterior planejamento de recuperação das estruturas de concreto. Sobre a corrosão do aço no concreto, considere as seguintes afirmativas.

I A carbonatação do concreto envolve a reação do ácido carbônico com o silicato de cálcio hidratado presente na pasta de cimento hidratada, provocando a despassivação da armadura.

II O ataque por cloretos ao concreto ocorre pela presença dos íons cloro livres, provocando a dissolução local da camada passivadora e a migração de íons através dela.

III A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medição do cobrimento da armadura e por meio do esclerômetro de reflexão.

IV A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medida do potencial do eletrodo de referência e da resistividade elétrica.

Das afirmativas, estão corretas

8 Q539913 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro, Assembléia Legislativa ES, NCE

Para evitar a infiltração de água nas bases das paredes que são levantadas sobre os alicerces de uma edificação, podem ser feitas impermeabilizações à base de asfalto. Numa parede revestida com uma tinta acrílica, no caso de falhas no procedimento de impermeabilização, poderá ocorrer a seguinte patologia:

9 Q538008 | Engenharia Civil, Patologia, Professor, IFTO

Verificou-se uma fissura em uma viga de concreto armado localizada próximo a um dos pilares e tendo uma inclinação de 45° em relação ao eixo da viga. Tendo como base essas informações, o vistoriador poderia afirmar que a fissura foi causada pelo:

10 Q535297 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Os mecanismos de formação de fissuras são muitos, antes do início de uma intervenção deve ser feita uma inspeção do local para que seja feito o diagnóstico correto, o qual irá precisar a causa real do problema a qual deve ser corrigida. Atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada afirmação abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Fissuras passivas, nas quais a extensão e a abertura já se consolidaram, ocorrem em função de retração do concreto, sobrecargas que atuaram pontualmente ou outros fenômenos.

( ) Para a recuperação estrutural das fissuras passivas utilizam-se resinas elásticas.

( ) Fissuras ativas podem ocorrer em função de quaisquer solicitações cíclicas, movimentações térmicas, evolução de recalques de fundação, deformação lenta do concreto e outros fenômenos.

( ) Para a recuperação estrutural das fissuras ativas utilizam-se resinas rígidas.

( ) A profundidade da fissura pode ser determinada por observações visuais ou pela previa injeção de ar ou de água.

( ) Para determinar se a fissura é estável ou evolutiva além da observação ao longo do tempo, recorre-se aos selos de gesso, colagem de finíssimas lâminas de vidro ou medições com alongametros de altíssima resolução e sensibilidade.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.