A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não
só para a educação social, mas, para a educação popular e
comunitária.
Avalie se suas principais contribuições à educação incluem
I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base
para gerar pensamento. Os sujeitos populares como
protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua
emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico,
necessário à cultura popular, para sobreviver num período de
extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da
realidade (leitura da palavra mundo), da observação
participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos,
orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos
inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da
participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa
antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e
inconcluso, atribuindo importância às condições de
aprendizagem com ênfase nos processos e não nos
resultados.
Está correto o que se afirma em
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