Questões de Concursos Públicos: Paulo Freire

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1 Q902426 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Freire (1996, p. 32) afirma que ensinar exige pesquisa. Significa que todo professor é pesquisador, pois o que faz um bom professor é a constante atualização, seu aprimoramento, visto que somos seres históricos e que fazemos história constantemente num mundo onde o conhecimento também tem a sua historicidade. Sobre a pesquisa na prática docente, o professor pesquisador é INCOERENTE quando:

2 Q900633 | Pedagogia, Paulo Freire, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre a principal contribuição de Paulo Freire para o processo de ensino e aprendizagem além do seu método de alfabetização, é correto afirmar:

3 Q887599 | Pedagogia, Paulo Freire, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A função social da escola, segundo Paulo Freire busca:

4 Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.


Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.


São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

5 Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

6 Q910420 | Pedagogia, Paulo Freire, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. É por isso que transformar a experiência em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar‑se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra; 1996. [Fragmento]
No contexto apresentado por Paulo Freire, o papel do educador é

7 Q900384 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A abordagem libertadora da educação

I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire.
II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade.
III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente.

A sequência correta está na alternativa:

8 Q903754 | Pedagogia, Paulo Freire, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos doato de conhecer.


(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

9 Q891987 | Pedagogia, Paulo Freire, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não só para a educação social, mas, para a educação popular e comunitária.

Avalie se suas principais contribuições à educação incluem

I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.

Está correto o que se afirma em

10 Q890248 | Pedagogia, Paulo Freire, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da perspectiva de pensadores da educação, assinale a opção correta.