Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q320001 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q325899 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;

III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q325388 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.

Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.

( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizálas.

( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q326668 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Para José Carlos Libâneo, a avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensino e aprendizagem e deve ser objetiva de modo a comprovar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. No ato de avaliar a aprendizagem, o professor pode fazer uso de instrumentos variados. As alternativas apresentam alguns exemplos de instrumentos e técnicas de avaliação, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q322062 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno.” Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q327955 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsecutivos. A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q319509 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q321815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q319000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q328221 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue os itens a seguir. A adequada execução das atividades de planejamento, execução e avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação depende diretamente da qualidade das informações coletadas para a avaliação de necessidades de treinamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q326688 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.

I. multidisciplinaridade;

II. interdisciplinaridade;

III. transdisciplinaridade.

( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.

( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.

( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.

A ordem correta das associações é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q328226 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino?aprendizagem, julgue os próximos itens. No contexto da prática docente, as técnicas são componentes operacionais do método.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q324642 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

A avaliação realizada antes do início de cada módulo configura uma avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q324132 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da competência ética na prática docente, julgue os itens seguintes. Abertura a diferentes formas de pensamento e trabalho pela inclusão social são elementos imprescindíveis à ética docente em uma educação democrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q329001 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A escolha pelo professor do modelo de sequência didática a ser adotado depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q319018 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Para uma avaliação adequada, torna-se necessária a definição das competências básicas de referência no percurso escolar, tais como:

1) trabalho cooperativo.

2) determinação do tempo de execução.

3) tarefas padronizadas por ano de escolaridade.

4) situações inéditas para verificação do conhecimento do aluno.

5) consideração das estratégias cognitivas e metacognitivas usadas pelos alunos.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q319023 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.