Questões de Concursos Públicos: Planejamento e Controle de Obras

Encontre aqui questões Planejamento e Controle de Obras de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Para o cálculo do preço final de venda dos serviços de execução da obra, é necessário inicialmente levantar todos os custos diretos envolvidos e, depois, adicionar uma margem sobre ele de modo a cobrir todos os gastos incidentes: custo direto, despesas indiretas e benefício.

Nesse contexto, o que são despesas indiretas?

O orçamento é considerado desonerado, de acordo com a Lei nº 12.546/2011, quando:
Um dos documentos que permite o gerenciamento de execução de uma obra em termos de avanço de etapas cronologicamente e dos desembolsos de recursos para a sua efetivação é denominado:

O Código de Posturas do Município de Panambi disciplina o uso de placas de informações de obras. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As obras estão atualmente liberadas do uso de placa, devido à insegurança de divulgar as informações pessoais de responsáveis técnicos. Previsto sem aplicação de multa.

( ) Deverão ser mantidas, em local visível, placas de identificação em que conste o órgão ou entidade responsável. Previsão de multa de 500 a 1000 reais.

( ) Placas de identificação em que constem o órgão ou entidade responsável, a firma empreiteira, o responsável técnico, a data de início dos trabalhos e a data prevista para sua conclusão. Previsão de multa de 50 a 1000 reais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os custos diretos e a taxa de Benefício e Despesas Indiretas (BDI), a qual engloba os custos indiretos e o lucro, compõem o preço:
Julgue o item a seguir, considerando a aplicação da gestão de projetos ao planejamento das obras, reformas e serviços de engenharia.
A elaboração de projeto executivo, a construção e a manutenção da edificação, sob a ótica da gestão de projetos, são classificadas e detalhadas como três projetos distintos.
Julgue o item a seguir, considerando a aplicação da gestão de projetos ao planejamento das obras, reformas e serviços de engenharia.
A estrutura analítica de projetos (EAP) e o desdobramento de mapas mentais são ferramentas que auxiliam na elaboração de um cronograma de obra o mais completo possível.
Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.
O Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) aglutina todo o conhecimento técnico necessário à elaboração de orçamentos de obras e serviços no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Analise as assertivas abaixo em relação aos procedimentos de trâmite e regularização de projetos e obras e assinale V, se verdadeiras, e F se falsas. ( ) O Alvará de Licença para Construção, ou simplesmente Alvará de Construção, é o diploma legal que atesta que a execução da obra está autorizada. ( ) Deverá haver responsável técnico pela elaboração dos projetos assim como pela execução da obra. ( ) A emissão do “Habite-se” é o primeiro passo no processo de regulamentação de um projeto de construção junto a uma Prefeitura Municipal. ( ) Não é obrigatória a matrícula da obra junto a Receita Federal. Assinale a sequência correta:
No orçamento de obra pública, o acordão TCU 2622/2013 instrumenta parâmetros para valores mínimos e máximos dos serviços de administração de obra. Qual o intervalo percentual de Administração local inserido no custo direto para uma ordem de construção de rede de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas?