Questões de Concursos: Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Prepare-se para a prova com questões de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q739564 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de

2 Q741207 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, TJPE PE, SUSTENTE

A despeito de divergências, os principais pesquisadores dos problemas da pobreza e da distribuição de renda no Brasil, em sua vasta maioria, concordam com as seguintes proposições, exceto:

3 Q747276 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ainda que o Brasil seja um país marcado por grandes diversidades regionais, os cálculos do IDH para as unidades da federação revelam resultados homogêneos para os estados brasileiros.

4 Q741126 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. Os desequilíbrios regionais são efeitos do crescimento e da distribuição de renda desiguais. Enquanto a economia brasileira estava voltada basicamente às exportações, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto primário exportado. Com a produção internalizada, as taxas de crescimento e distribuição regional desiguais tenderam a diminuir, em razão principalmente da descentralização de investimentos em infraestrutura realizados pelos diversos governos durante a industrialização e urbanização do país.

5 Q742659 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na questão das desigualdades regionais.

Uma crítica à conclusão da redução das desigualdades regionais é a de que esta não é robusta, sendo sensível ao tipo de indicador utilizado para caracterizar as desigualdades.

6 Q747162 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, INPI, NCE

Os índices de desenvolvimento humano (IDH) e de Gini, são instrumentos que permitem a mensuração das condições de vida e da distribuição de renda. O IDH e o índice de Gini do Brasil são:

7 Q740112 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.

8 Q744505 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:

9 Q740355 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

A abordagem integrada do desenvolvimento, envolvendo tanto seus aspectos econômicos como aqueles relativos à questão social, é particularmente relevante, em países como o Brasil, caracterizado por importantes heterogeneidades. Com respeito a esses aspectos do desenvolvimento, julgue os próximos itens.

Em razão do crescimento da renda média de todos décimos da distribuição de renda, entre 1981 e 2002, ocorreu um declínio tanto da pobreza como da extrema pobreza no Brasil.

10 Q739915 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.

 2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.

3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.

 4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.