Questões de Concursos Públicos: Política Internacional Relação entre Países

Encontre aqui questões Política Internacional Relação entre Países de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A Segunda Guerra (1939-1945) foi decisiva para a nova configuração geopolítica mundial, assentada em bases bastante distintas das existentes até então. No que concerne ao cenário vivido pelo mundo nas décadas que se seguiram ao fim do conflito, em 1945, é correto afirmar que

Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e sua eleição simbolizou a possibilidade concreta de grandes mudanças na condução da política daquele país. Acerca do primeiro ano da administração de Obama, assinale a opção correta.

Um mundo em constante transformação: eis o retrato mais definidor dos dias atuais. A economia se movimenta, com a ampliação da capacidade de gerar riqueza, mas persiste a situação de desigualdade. A democracia tende a avançar, mas governos ditatoriais teimam em não sair de cena. Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em outubro de 2018, aponta para a urgente necessidade de redução do aumento da temperatura global, sob pena de comprometer severamente a vida no planeta. A violência, em suas mais diversas formas, cada vez mais, atemoriza as sociedades pelo mundo afora, como também é o caso do Brasil.

Considerando esses e outros aspectos da atualidade, julgue os itens de 31 a 40.

Uma das características marcantes da democracia no mundo de hoje é a existência de eleições periódicas.
Julgue (C ou E) os seguintes itens, que se referem às políticas externas brasileira e argentina e às relações entre os dois países. Em sua busca por crescente autonomia, o Brasil privilegiou a articulação multilateral no trato com países desenvolvidos e a construção de relações bilaterais estratégicas, como é a da Argentina, país com o qual assinou o Tratado de Itaipu nos anos 70 do século passado.
Em 26 de março de 1991, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul), cujo objetivo primordial é a integração dos Estados-partes por meio de políticas de
A respeito das mudanças na atual política externa dos Estados Unidos da América (EUA), julgue (C ou E) os itens a seguir. Não é a primeira vez que um presidente dos EUA pede a seus aliados europeus para incrementar seus investimentos em defesa. Entretanto, Donald Trump tem pressionado com frequência os líderes europeus por não aumentarem sua contribuição ao orçamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Em novembro próximo, os eleitores norte-americanos escolherão seu próximo Presidente. Tradicionalmente, as eleições presidenciais nos Estados Unidos são polarizadas entre os partidos

A respeito do recente assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, assinale a afirmativa incorreta.
Fidel Castro, governante de Cuba, por quase meio século (1959-2008), faleceu aos 90 anos de idade, em novembro de 2016. Já havia se afastado da presidência do país em 2008, quando passou seu comando para

Especialistas em relações internacionais afirmam que, com a vitória dos democratas nas eleições dos EUA,

I. é de se prever o apoio de Washington à retomada de negociações de paz entre Israel e os palestinos, solução já buscada pelo Estado hebreu, ainda que de forma unilateral.

II. a estratégia do novo Congresso será a de reforçar as tropas americanas no Iraque e esgotar todas as possibilidades para evitar a derrota e resolver a situação na região.

III. o conceito de "eixo do mal" – Irã, Iraque e Coréia do Norte – deve ser progressivamente atenuado, bem como o de "organização terrorista", com efeitos positivos no caso coreano.

IV. haverá um amplo plano de pacificação do Oriente Médio para atrair o apoio de países muçulmanos pró-Ocidente e pressionar o Irã e a Síria a abandonarem seus programas nucleares.

V. parte do esforço de uma nova diplomacia será o de reparar danos graves infligidos ao próprio sistema de alianças americano e, paulatinamente, buscar uma saída para o conflito iraquiano que permita a retirada militar sem colapso do governo local.

Está correto o que se afirma APENAS em