Em uma das reuniões iniciais para a definição da Política de Segurança da Informação de uma empresa, os participantes estão discutindo afirmativas que foram feitas.
I - A política deve, sempre que possível, indicar alguma forma de punição para aqueles que a desrespeitarem ou, do contrário, ela simplesmente será ignorada. Por exemplo, as punições previstas para o não-cumprimento da política devem respeitar as leis de contrato de trabalho da organização, como a CLT, que prevê desde simples advertências até o desligamento por justa causa.
II - As pessoas, como ativos de informação, também possuem vulnerabilidades, entre as quais não conhecer as normas, não saber os limites, não saber o que é confidencial ou não, entre muitas outras. A política deve endereçar esse tipo de vulnerabilidade, diminuindo o risco de que ameaças consigam explorar as vulnerabilidades das pessoas.
III - A política regula o comportamento sobre o uso da informação em diversos níveis e meios. Sempre que for aplicável, ela deve apontar o responsável pela informação e a forma correta de uso, podendo estabelecer, por exemplo, que o sistema de correio eletrônico deve ser utilizado exclusivamente para fins profissionais relacionados com a empresa em questão.
IV - A classificação dos ativos de informação é uma etapa importante no processo de garantia de segurança da informação. Classificar envolve, por exemplo, inventariar, definir o grau de relevância e identificar esses ativos de informação. Esse processo, além de estruturar e permitir uma gestão mais eficiente dos ativos, contribui significativamente para a análise e tratamento de riscos de segurança da informação.
Com base nos aspectos relacionados à Política de Segurança da Informação em uma empresa estão corretos apenas os conjuntos de afirmativas: