Questões de Concursos: Políticas Educacionais

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1 Q837669 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de União do Oeste SC Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

A educação brasileira é organizada por meio dos sistemas de ensino _____________________________________. Já a estrutura do sistema educacional regular brasileiro é formada por: __________ e ___________.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

2 Q831766 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta em relação ao ensino fundamental de 9 anos:

3 Q836652 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Catanduvas PR Professor, FAUEL, 2021

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a participação articulada entre governo federal, governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, dispostos a mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e das escolas; no apoio pedagógico com materiais didáticos de qualidade para todas as crianças do ciclo de alfabetização e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento, objetivando alfabetizar todas as crianças até:

4 Q835517 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Catanduvas PR Professor, FAUEL, 2021

Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica é importante o conhecimento do guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, a tarefa de professores e equipe pedagógica é analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros, que devem ser utilizados no período de até:

5 Q833075 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

Com base no estudo "Proteger e Responsabilizar", de Fernando Luz, Leila Paiva e Renato Roseno, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto Juvenil elaborou uma síntese metodológica com seis eixos estratégicos para nortear suas ações. Entre os itens abaixo foram citados alguns destes eixos. I.Análise da Situação. II.Defesa e Responsabilização. III.Desassistência. IV.Protagonismo Infantojuvenil. Após análise, marque a alternativa CORRETA:

6 Q833549 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças foi o primeiro passo para que crianças e adolescentes passassem a ser reconhecidos como sujeitos de direito, sendo o Brasil o primeiro país a tornar lei esta defesa. Qual o documento legal brasileiro que tipifica este marco?

7 Q832355 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta em relação ao ensino fundamental de 9 anos:

8 Q834427 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de Itabira MG Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Regência de Classe, IBGP, 2021

São objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

9 Q833584 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

A Norma Operacional Básica de Assistência Social sistematiza as ações do SUAS e cria, entre outras regulamentações, os instrumentos de gestão que lhes servirão como ferramentas de planejamento. Qual dos itens abaixo NÃO corresponde a um destes instrumentos?

10 Q834762 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

A Lei que tem no plano como META 1 - Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste.
Marque a alternativa CORRETA que está relacionado ao contexto acima:
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