Questões de Concursos: Políticas Públicas de Saúde Mental

Prepare-se para a prova com questões de Políticas Públicas de Saúde Mental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q839214 | Psicologia, Políticas Públicas de Saúde Mental, Prefeitura de Ipira SC Psicologia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

O trabalho com famílias e políticas públicas exige do psicólogo um atendimento psicossocial, e não apenas um atendimento clínico tradicional. Para Fabiani Lima e Daniela Schneider (2018), um atendimento psicossocial deve ter como foco:

2 Q850279 | Psicologia, Políticas Públicas de Saúde Mental, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
O SUS e a Reforma Psiquiátrica brasileira, assim como o SUAS, criaram dispositivos de cuidado e atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, nos quais diferentes profissionais, entre eles psicólogas(os), trabalham tendo como princípio básico a defesa dos direitos humanos e como diretriz a ampliação da autonomia e da participação social dos usuários. Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

3 Q849385 | Psicologia, Políticas Públicas de Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 25 anos de idade, solteiro, procura atendimento na unidade básica de saúde (UBS) de sua região, com queixa de taquicardia, sudorese, dispneia e paralisia de um dos membros inferiores. Os exames realizados (eletrocardiograma e laboratório) estão dentro dos parâmetros da normalidade, e o médico procede com entrevista clínica mais detalhada com o paciente, que relata ser introvertido e tímido, menciona que vem apresentando humor deprimido e sensação de medo constante, informa que mora sozinho e que, durante boa parte do dia, tem pensamentos ruminativos, imaginando que pode se acidentar em casa e não ter ninguém para ajudá-lo. No exame mental, o paciente mostra-se ansioso, com fala fluente, discurso organizado, afeto mantido e volição preservada; nega ideação suicida. Uma vez que as causas orgânicas foram descartadas, o médico opta pelo encaminhamento do paciente para atendimento psicológico. 

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O paciente em questão não poderia ser encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial, tendo em vista que tal centro de atendimento não tem como função atender pacientes com transtornos mentais, e sim apenas pacientes com histórico de uso de drogas.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.