Tendo por base o Documento Curricular do
Tocantins (DCT), para o desenvolvimento das
competências específicas da Educação Física são
descritas habilidades que incluem oito dimensões
de conhecimento, a saber:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do
conhecimento diretamente ligada à vivência,
ao fazer das práticas corporais, que devemser experimentadas, de forma agradável, para
gerar conhecimento e não causar rejeição.
II. Uso e apropriação: está ligada ao
conhecimento desenvolvido para que o
estudante tenha condições de realizar, com
autonomia, as práticas corporais, durante as
aulas ou em outros momentos.
III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos,
gerados a partir das experiências sensíveis,
provocadas pela vivência e apreciação e
execução com primazia das diferentes
práticas corporais, realizadas pelo estudante
ou por outras pessoas, originárias de
diferentes épocas, lugares e grupos.
IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos
conhecimentos gerados durante e além da
vivência da prática corporal: resolução de
desafios intrínsecos às práticas realizadas;
aprendizado de novas modalidades; e a não
adequação das práticas para a inclusão,
atendendo aos interesses individuais e
coletivos.
V. Construção de valores: os valores e normas
são aprendidos durante a vivência e
discussões a respeito das práticas corporais,
procurando superar preconceitos e
estereótipos vinculados a elas, voltando - se
ao respeito às diferenças e ao combate a todo
tipo de preconceito.
VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as
práticas corporais: características internas e o
como fazer. Por exemplo: benefícios das
práticas corporais para a saúde, classificação
e sistemas táticos dos esportes, elementos
das danças, dentre outros.
VII. Compreensão: refere-se também ao
conhecimento sobre as práticas corporais,
mas não está ligada às suas características
internas, mas sim à maneira como elas se
manifestam em diferentes lugares ou meios
socioculturais.
VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às
atitudes e conhecimentos que possibilitam a
autonomia dos familiares para a reflexão e
tomadas de decisões que contribuam para
que todos tenham seus direitos sociais de
acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as
dimensões estão INCORRETAS .
a) Apenas as afirmativas III, IV e VIII.
b) Apenas as afirmativas I, III, V e VIII.
c) Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
d) Apenas as afirmativas IV, VI e VIII.
e) Apenas as afirmativas II, IV e V.