Questões de Concursos: Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q903078 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 − Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em seu Art. 2º, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Art. 3º enumera os princípios nos quais o ensino será ministrado. Assinale, de acordo com o Art. 3º, a alternativa que apresenta corretamente dois desses princípios.

2 Q904814 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ghiraldelli (1987), aponta a redemocratização como responsável pela retomada das discussões educacionais e pedagógicas no Brasil. Nesse contexto, a Educação Física nos moldes tecnicistas do período passado, acaba entrando em desacordo com a nova realidade democrática (CASTELLANI, 1992). Com relação a crítica que se faz à Educação Física no final da década de 80, assinale a alternativa correta.

3 Q901148 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é um documento que define as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas mas unidades de educação. Assinale a alternativa que NÃO CONTEM uma das 10 competências gerais da BNCC:

4 Q909864 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho passou a apresentar um novo código: 2241-40, Profissional de Educação Física na Saúde. Com essa inclusão, específica para atuação na Saúde, o Profissional de Educação Física passa a integrar, de forma mais clara e objetiva, as equipes dos Programas de Atenção Básica do SUS, bem como, possibilita a inclusão na Tabela de Prestação de Serviços do SUS. Com a inclusão da classificaçãonúmero 2241-40 – Profissional de Educação Física na Saúde, a descrição primária foi ampliada com a seguinte informação: “Estruturam e realizam ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e de lazer na prevenção primária, secundária e terciária no SUS e no setor privado”.
Com relação às competências descritas na Letra G do Código 2241-40, assinale a alternativa correta.

5 Q909868 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um incremento qualificador da Atenção Básica. De modo a romper com a visão fragmentada tradicional da atenção à saúde no Brasil, é uma estratégia política importante para ampliar a abrangência e a diversidade das ações da Equipe de Saúde da Família (ESF), bem como sua capacidade de resolução das situações diversas, pois dá oportunidade para a criação de espaços para a produção de novos saberes e discussão ampla do cuidado aos pacientes, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde.
Sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), avalie as asserções a seguir.

I. O profissional de Educação Física, ao compor a equipe do NASF, tem como atribuição capacitar os demais profissionais da equipe a prescreverem corretamente o exercício físico aos grupos de usuários.
II. As diretrizes do NASF preveem que os profissionais participem do apoio às equipes de saúde da família sob os eixos da responsabilização, da gestão compartilhada e do apoio à coordenação do cuidado.
III. O NASF é composto por áreas estratégicas, entre elas práticas corporais/atividades físicas; práticas integrativas e complementares.
IV. Uma das diretrizes para as práticas corporais/atividades físicas é desenvolver junto à equipe de Saúde da Família ações intersetoriais pautadas nas demandas da comunidade.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas a respeito de atividade física.

6 Q911234 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Tendo por base o Documento Curricular do Tocantins (DCT), para o desenvolvimento das competências específicas da Educação Física são descritas habilidades que incluem oito dimensões de conhecimento, a saber:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento diretamente ligada à vivência, ao fazer das práticas corporais, que devemser experimentadas, de forma agradável, para gerar conhecimento e não causar rejeição. II. Uso e apropriação: está ligada ao conhecimento desenvolvido para que o estudante tenha condições de realizar, com autonomia, as práticas corporais, durante as aulas ou em outros momentos. III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos, gerados a partir das experiências sensíveis, provocadas pela vivência e apreciação e execução com primazia das diferentes práticas corporais, realizadas pelo estudante ou por outras pessoas, originárias de diferentes épocas, lugares e grupos. IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos gerados durante e além da vivência da prática corporal: resolução de desafios intrínsecos às práticas realizadas; aprendizado de novas modalidades; e a não adequação das práticas para a inclusão, atendendo aos interesses individuais e coletivos. V. Construção de valores: os valores e normas são aprendidos durante a vivência e discussões a respeito das práticas corporais, procurando superar preconceitos e estereótipos vinculados a elas, voltando - se ao respeito às diferenças e ao combate a todo tipo de preconceito. VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as práticas corporais: características internas e o como fazer. Por exemplo: benefícios das práticas corporais para a saúde, classificação e sistemas táticos dos esportes, elementos das danças, dentre outros. VII. Compreensão: refere-se também ao conhecimento sobre as práticas corporais, mas não está ligada às suas características internas, mas sim à maneira como elas se manifestam em diferentes lugares ou meios socioculturais. VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às atitudes e conhecimentos que possibilitam a autonomia dos familiares para a reflexão e tomadas de decisões que contribuam para que todos tenham seus direitos sociais de acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as dimensões estão INCORRETAS.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.