Questões de Concursos: Problemas de Aprendizagem na Escola

Prepare-se para a prova com questões de Problemas de Aprendizagem na Escola de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q863932 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta alguns prejuízos em várias áreas do desenvolvimento. Com base em alguns desses prejuízos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Interação social: prejuízo significativo no uso de comportamentos não verbais, como contato visual direto, expressão facial, postura corporal e gestos de interação social. ( ) Comunicação: ausência de brincadeiras apropriadas de imitação social ou de “faz de conta”. ( ) Comportamento: movimentos motores repetitivos e estereotipados, como abanar as mãos e balançar o corpo.

2 Q902424 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem.

(Pinheiro, 2002.)

De acordo com Bittencourt (1999), não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas, sim, uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos. Considerando os teóricos citados, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Skinner.
2. Piaget.
3. Bruner.
4. Vygotsky.

( ) Há uma relação entre pensamento e linguagem, estimulando a consciência crítica e o respeito às potencialidades. O aluno é visto como sujeito da aprendizagem e o centro do processo; o educador é o responsável pela compreensão desse processo.
( ) Sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O processo educacional pode se dar através da vivência concreta e dos jogos. O educando é o agente da aprendizagem; o professor é o organizador das situações.
( ) Acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio ambiente no comportamento. Valoriza o acúmulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações; o educador é um controlador da aprendizagem.
( ) Relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento intelectual; o educador é o incentivador da aprendizagem.

A sequência está correta em

3 Q868170 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

O transtorno do espectro autista (TEA) refere-se a um transtorno no qual as pessoas manifestam diferentes características ao longo do seu desenvolvimento. Com base em algumas dessas características apresentadas por pessoas com TEA, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Capacidade de estabelecer relações funcionais com outras pessoas. Presença de reciprocidade social ou emocional e facilidade em manter comportamentos não verbais, como contato visual direto e expressões faciais.
( ) Atraso ou ausência do desenvolvimento da linguagem falada, bem como modos alternativos de comunicação, como gestos.

4 Q905493 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Visualize o caso a seguir de uma situação hipotética: Katarina é uma criança comunicativa e inteligente. Tem histórico clínico de alergias e asma, mas tenta cumprir com suas obrigações e frequência escolar. De forma oral, Katarina faz contribuições ricas e assertivas. Contudo, em testes e avaliações que envolvam leitura, compreensão e escrita, apresenta resultados abaixo do esperado. A aluna tem baixa fluência leitora, inverte letras ou algarismos, comete omissão de alguma letra na palavra e ainda troca alguns fonemas. O caso citado é referente a qual dificuldade específica da aprendizagem?

5 Q868174 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a agressividade na infância, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os fatores genéticos e biológicos aumentam o risco de agressividade em todas as crianças, já as condições ambientais não influenciam o risco de problemas de saúde mental na infância, entre os quais está a agressividade.
( ) Adversidades sociais e econômicas estão diretamente associadas ao funcionamento da criança, mas também afetam-no indiretamente por meio de diversos mecanismos, entre os quais estão a saúde mental dos pais e as práticas de cuidados parentais.

6 Q891147 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Entre os transtornos funcionais específicos que causam prejuízos no processo de aprendizagem estão:

I. Dislexia. II. Disgrafia. III. Discalculia. IV. Disortografia.

Quais estão corretas?

7 Q900417 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mostra que a média de proficiência dos jovens brasileiros em letramento e em leitura, no ano de 2018, foi de 413 pontos; sendo assim, o Brasil está 74 pontos abaixo da média. Tratando-se de Matemática, a proficiência foi de 384 pontos – 108 pontos abaixo da média. Esse estudo ressalta que apenas 0,2% dos 10.961 alunos avaliados atingiram o nível máximo em leitura no país, que 0,1% apresentou nível máximo de proficiência em Matemática e 68,1% dos estudantes estão no pior nível de proficiência em Matemática; portanto, não possuem o mínimo para a cidadania (Brasil, 2018). Esses resultados vêm mostrando que a educação brasileira precisa de reestruturação e de mais investimento nas escolas e nos cursos de formação inicial e continuada dos professores.

BRASIL. Pisa 2000. Relatório Nacional. Brasília: Inep/MEC, 2018.


Os transtornos que comumente afetam a leitura e a escrita dos estudantes na realidade brasileira são:

8 Q899345 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Etimologicamente, “o termo autismo vem do grego ‘autós’ que significa ‘de si mesmo’” (VARGAS, 2014, p. 163). Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

I. Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na comunicação social e presença de padrões de comportamento não repetitivos.
II. Como uma condição usualmente crônica, o TEA normalmente requer atenção de equipes interdisciplinares por afetar o desenvolvimento de forma global.
III. A pessoa autista em geral enfrenta grande dificuldade de interação social, bem como para se interessar pelas atividades que o grupo desenvolve, o que acaba por dificultar seu processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

9 Q905491 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Analise determinado caso: Ricardo tem 11 anos, cursa o quinto ano do Ensino Fundamental em escola particular. Em conversa com seus colegas de turma, não consegue entender o comportamento e os assuntos conversados pelos seus amigos. Ricardo possui um vasto e complexo vocabulário, fala detalhadamente sobre seu tema de interesse; porém, em uma conversa, não consegue captar informação implícita ou inferida, bem como não consegue identificar informações passadas por meio de expressões faciais ou linguagem corporal. Tais características do caso citado são referentes a qual transtorno do neurodesenvolvimento?

10 Q899346 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Freitas (2014, p. 131) define o TDAH como “uma síndrome ligada ao desenvolvimento neurobiológico que interfere diretamente no comportamento”, que desequilibra os mecanismos de atenção e memória, muito utilizados na aprendizagem. Diferentemente do TDA, a pessoa com TDAH apresenta, além da desatenção, sintomas de hiperatividade e/ou impulsividade. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre estratégias para o ensino aprendizagem.

I. Como o estudante com TDAH é facilmente distraído, uma das estratégias é colocá-lo nas fileiras da frente da classe, longe de janelas e conversas paralelas.
II. A pessoa com TDAH perde o foco facilmente com aquilo que não lhe interessa. Porém, há assuntos específicos que ele pode facilmente ficar imerso e a esse interesse damos o nome de hiperfoco. Descobrir o hiperfoco do estudante com TDAH e incorporá-lo, na medida do possível, ás aulas ministradas, é uma poderosa ferramenta de ensino aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.