Questões de Concursos: Processo de Planejamento

Prepare-se para a prova com questões de Processo de Planejamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q325790 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Computação, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

2 Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

3 Q324209 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).

A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

4 Q323530 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.

Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para

5 Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCC

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

6 Q319118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, UFT, FCC

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

7 Q326556 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJCE CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.

8 Q328859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

9 Q321667 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, FCC

Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual

10 Q320297 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.