Início Questões de Concursos Processo de Planejamento Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Processo de Planejamento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q325790 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Computação, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades: ✂️ a) docentes. ✂️ b) familiares. ✂️ c) complementares. ✂️ d) discentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPaulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir: I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores; II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”. III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental. IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação. Assinale somente as afirmativas corretas: ✂️ a) I, II e III; ✂️ b) II e III; ✂️ c) I, III e IV; ✂️ d) I, II e IV; ✂️ e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q324209 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014). A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento: ✂️ a) se inicia com a elaboração mental, antes mesmo de ser colocado em prática; ✂️ b) é a ação sobre o pensamento, portanto ganha forma quando é implementado; ✂️ c) se completa com a avaliação, encerrando o ciclo iniciado na elaboração mental; ✂️ d) é um ciclo, que pode prescindir de sua implementação, atendo-se ao plano das ideias; ✂️ e) tem a prerrogativa da antidialogicidade em sua concepção na medida em que é reconstruído heuristicamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323530 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento. Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para ✂️ a) definir, com a gestão institucional, a missão, os compromissos e as metas durante a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, tendo como referência as necessidades internas, independente da legislação vigente. ✂️ b) participar na elaboração da proposta pedagógica institucional, definindo as linhas norteadoras do currículo, princípios metodológicos, procedimentos didáticos, estratégias de formação continuada para docentes, concepções de avaliação, entre outros. ✂️ c) desenvolver um currículo escolar que organize e possibilite a produção do conhecimento numa perspectiva de formação voltada à cidadania com a participação de todos os representantes da comunidade acadêmica e das instituições municipais, como secretarias e câmara de vereadores. ✂️ d) favorecer a formação continuada dos professores e contribuir sempre com a liberação de todos os interessados para a participação em congressos, seminários, simpósios e pós-graduação da área de interesse da instituição. ✂️ e) contribuir com a contextualização e articulação das várias áreas do conhecimento, tendo o professor e o ensino como foco principal das ações, buscando a construção individual de competências e habilidades acadêmicas dos profissionais envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCCPlanejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é ✂️ a) antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. ✂️ b) projetar um empreendimento a partir de determinado esquema. ✂️ c) preparar qualquer ação segundo método previamente definido. ✂️ d) elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência. ✂️ e) definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q319118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, UFT, FCCO desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação. No entanto, a ação organizada NÃO pode significar ✂️ a) opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação. ✂️ b) ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade. ✂️ c) direção em busca de um projeto político de educação. ✂️ d) ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos. ✂️ e) inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q326556 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEO planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q328859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAOs objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. ✂️ b) A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos. ✂️ c) Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola. ✂️ d) Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula. ✂️ e) Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q321667 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, FCCVivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual ✂️ a) a interdependência forma o cerne das relações entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe. ✂️ b) o professor deve desenvolver capacidades para inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação, essenciais à prosperidade econômica. ✂️ c) o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovação. ✂️ d) a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a serviço da criatividade. ✂️ e) o trabalho coletivo é fundamental para a noção de sociedade aprendente que poderá compor ou não uma sociedade de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q320297 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAO plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A preparação das aulas deve ser feita apenas uma vez no ano ou semestre letivo. ✂️ b) O plano de aula independe do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola. ✂️ c) O tempo não é um fator importante para ser considerado na preparação das aulas. ✂️ d) A preparação de aula é uma tarefa indispensável para o sucesso da aprendizagem dos alunos. ✂️ e) O plano de aula é um instrumento específico do professor, por isso não precisa ser comunicado aos supervisores e aos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q319696 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSATão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos. ✂️ b) A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso. ✂️ c) Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional. ✂️ d) Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas. ✂️ e) A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q322048 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPlanejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.) Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO : ✂️ a) conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema; ✂️ b) alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; ✂️ c) estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional; ✂️ d) relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral; ✂️ e) previsão das situações específicas do professor com a classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q328996 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988) Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO : ✂️ a) racionalizar as atividades educativas; ✂️ b) assegurar um ensino efetivo e econômico; ✂️ c) conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; ✂️ d) verificar a marcha do processo educativo; ✂️ e) ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q324382 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPEA respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir. As ações específicas do nível estratégico são ações de curto prazo e as do tático, de longo prazo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q325000 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PA, FADESPO planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a ✂️ a) subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo. ✂️ b) dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional. ✂️ c) eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista. ✂️ d) dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q325132 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEO planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q328067 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017O planejamento, parte importante do trabalho profissional que requer intencionalidade no processo educativo, deve levar em conta que as crianças são encorajadas a tomar suas decisões diante de um trabalho a ser realizado, sempre em interação e cooperação com seus colegas. Marque o tipo do planejamento que considera as crianças em suas especificidades e necessidades na organização do trabalho pedagógico. ✂️ a) Projetos pedagógicos ✂️ b) Datas comemorativas ✂️ c) Lista de atividades ✂️ d) Lista de conteúdos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321612 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do plano de aula, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula. ✂️ b) É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer. ✂️ c) Para existir plano de aula, não é necessária a existência de plano de ensino. ✂️ d) É um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino. ✂️ e) Deve ser elaborado no início do ano, englobando todo o conteúdo do componente curricular, antes mesmo de se conhecerem os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q327677 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que ✂️ a) o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento. ✂️ b) toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo. ✂️ c) os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição. ✂️ d) cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula. ✂️ e) os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q329109 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRUm planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas. ✂️ b) Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina. ✂️ c) O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade. ✂️ d) O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q325790 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Computação, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades: ✂️ a) docentes. ✂️ b) familiares. ✂️ c) complementares. ✂️ d) discentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEPaulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir: I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores; II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”. III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental. IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação. Assinale somente as afirmativas corretas: ✂️ a) I, II e III; ✂️ b) II e III; ✂️ c) I, III e IV; ✂️ d) I, II e IV; ✂️ e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q324209 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014). A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento: ✂️ a) se inicia com a elaboração mental, antes mesmo de ser colocado em prática; ✂️ b) é a ação sobre o pensamento, portanto ganha forma quando é implementado; ✂️ c) se completa com a avaliação, encerrando o ciclo iniciado na elaboração mental; ✂️ d) é um ciclo, que pode prescindir de sua implementação, atendo-se ao plano das ideias; ✂️ e) tem a prerrogativa da antidialogicidade em sua concepção na medida em que é reconstruído heuristicamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323530 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento. Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para ✂️ a) definir, com a gestão institucional, a missão, os compromissos e as metas durante a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, tendo como referência as necessidades internas, independente da legislação vigente. ✂️ b) participar na elaboração da proposta pedagógica institucional, definindo as linhas norteadoras do currículo, princípios metodológicos, procedimentos didáticos, estratégias de formação continuada para docentes, concepções de avaliação, entre outros. ✂️ c) desenvolver um currículo escolar que organize e possibilite a produção do conhecimento numa perspectiva de formação voltada à cidadania com a participação de todos os representantes da comunidade acadêmica e das instituições municipais, como secretarias e câmara de vereadores. ✂️ d) favorecer a formação continuada dos professores e contribuir sempre com a liberação de todos os interessados para a participação em congressos, seminários, simpósios e pós-graduação da área de interesse da instituição. ✂️ e) contribuir com a contextualização e articulação das várias áreas do conhecimento, tendo o professor e o ensino como foco principal das ações, buscando a construção individual de competências e habilidades acadêmicas dos profissionais envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCCPlanejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é ✂️ a) antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. ✂️ b) projetar um empreendimento a partir de determinado esquema. ✂️ c) preparar qualquer ação segundo método previamente definido. ✂️ d) elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência. ✂️ e) definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q319118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, UFT, FCCO desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação. No entanto, a ação organizada NÃO pode significar ✂️ a) opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação. ✂️ b) ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade. ✂️ c) direção em busca de um projeto político de educação. ✂️ d) ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos. ✂️ e) inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q326556 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEO planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q328859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAOs objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. ✂️ b) A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos. ✂️ c) Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola. ✂️ d) Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula. ✂️ e) Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q321667 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, FCCVivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual ✂️ a) a interdependência forma o cerne das relações entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe. ✂️ b) o professor deve desenvolver capacidades para inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação, essenciais à prosperidade econômica. ✂️ c) o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovação. ✂️ d) a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a serviço da criatividade. ✂️ e) o trabalho coletivo é fundamental para a noção de sociedade aprendente que poderá compor ou não uma sociedade de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q320297 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAO plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A preparação das aulas deve ser feita apenas uma vez no ano ou semestre letivo. ✂️ b) O plano de aula independe do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola. ✂️ c) O tempo não é um fator importante para ser considerado na preparação das aulas. ✂️ d) A preparação de aula é uma tarefa indispensável para o sucesso da aprendizagem dos alunos. ✂️ e) O plano de aula é um instrumento específico do professor, por isso não precisa ser comunicado aos supervisores e aos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q319696 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSATão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos. ✂️ b) A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso. ✂️ c) Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional. ✂️ d) Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas. ✂️ e) A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q322048 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPlanejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.) Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO : ✂️ a) conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema; ✂️ b) alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; ✂️ c) estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional; ✂️ d) relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral; ✂️ e) previsão das situações específicas do professor com a classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q328996 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988) Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO : ✂️ a) racionalizar as atividades educativas; ✂️ b) assegurar um ensino efetivo e econômico; ✂️ c) conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; ✂️ d) verificar a marcha do processo educativo; ✂️ e) ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q324382 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPEA respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir. As ações específicas do nível estratégico são ações de curto prazo e as do tático, de longo prazo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q325000 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PA, FADESPO planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a ✂️ a) subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo. ✂️ b) dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional. ✂️ c) eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista. ✂️ d) dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q325132 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEO planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q328067 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017O planejamento, parte importante do trabalho profissional que requer intencionalidade no processo educativo, deve levar em conta que as crianças são encorajadas a tomar suas decisões diante de um trabalho a ser realizado, sempre em interação e cooperação com seus colegas. Marque o tipo do planejamento que considera as crianças em suas especificidades e necessidades na organização do trabalho pedagógico. ✂️ a) Projetos pedagógicos ✂️ b) Datas comemorativas ✂️ c) Lista de atividades ✂️ d) Lista de conteúdos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321612 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do plano de aula, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula. ✂️ b) É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer. ✂️ c) Para existir plano de aula, não é necessária a existência de plano de ensino. ✂️ d) É um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino. ✂️ e) Deve ser elaborado no início do ano, englobando todo o conteúdo do componente curricular, antes mesmo de se conhecerem os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q327677 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que ✂️ a) o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento. ✂️ b) toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo. ✂️ c) os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição. ✂️ d) cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula. ✂️ e) os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q329109 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRUm planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas. ✂️ b) Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina. ✂️ c) O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade. ✂️ d) O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro