Questões de Concursos: Processo Ensino Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Processo Ensino Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q153714 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. O trecho refere-se

2 Q241638 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que

3 Q150210 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o professor procura criar ambientes favoráveis para aumentar a possibilidade de repetição das respostas aprendidas pelos alunos.

4 Q151961 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Considerando a concepção construtivista de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que os conhecimentos que os sujeitos já possuem antes de se exporem a uma nova situação de aprendizagem devem ser

5 Q148784 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Um planejamento que valoriza a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior e o papel do sujeito como responsável por sua própria aprendizagem está relacionado a uma perspectiva metodológica que tem como central o trabalho com

6 Q241300 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Hernández (1998) estimula a reflexão sobre projetos de trabalho como estratégia de ensino. O projeto de trabalho, sob o ponto de vista do autor, é uma maneira de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão, porque os estudantes

I. participam de um processo de busca que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa.
II. podem participar no processo de planejamento da própria aprendizagem.
III. são ajudados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu próprio entorno pessoal e cultural.
IV. são levados a compreender os problemas que investigam, no sentido de serem capazes de ir além da informação dada, buscando explicações e construindo hipóteses sobre as conseqüências das diferentes versões do fato.
V. interessam-se pelas situações propostas pelo professor, sempre que este parte do levantamento de temas, para organizar suas aulas de modo a garantir que o aluno aprenda o previsto no plano oficial de ensino.

Está correto o contido em

7 Q155849 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de

8 Q151100 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.

9 Q243983 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve

10 Q241575 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise a seguinte situação:

Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de semana para atividades esportivas e culturais. Em cada grupo, um observador registraria todas as discussões que ocorressem durante a elaboração da carta. Ao final da escrita, o grupo deveria discutir o que ocorrera durante a produção e chegar a um consenso sobre os aspectos essenciais do ato de escrever. (Mello, 2004)

As características da situação proposta pelo professor evidenciam um caso daquilo que a autora denomina transposição didática, que significa

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.