Questões de Concursos Públicos: Processos de Projeto

Encontre aqui questões Processos de Projeto de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Na composição do projeto básico, deve constar também:

Entre os processos envolvidos na construção de um empreendimento, atualmente se destacam a importância do projeto e de sua coordenação. As soluções adotadas na elaboração do projeto, além de definirem o desempenho da edificação, repercutem em todo o processo, afetando diretamente os custos de produção, operação e manutenção.

De acordo com o livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação, 2011, a falta de investimento em um projeto pode levar, entre outros aspectos, à uma coordenação deficiente, pelo fato de os elementos da equipe não terem a visão do todo ou não conhecerem as limitações técnicas da construtora.

Nesse contexto, analise os itens a seguir.

I. Atendimento específico às necessidades do cliente;

II. Divergências entre o produto projetado e o produto comercializado;

III. Atrasos no cronograma em razão de deficiências na capacidade de planejamento;

IV. Incompatibilidades entre projetos em razão de deficiências na comunicação entre os membros da equipe;

V. Opção por sistemas construtivos inadequados ao perfil da obra ou da construtora;

VI. Garantia da manutenção das melhorias alcançadas na retroalimentação dos processos;

VII. Deficiências na construtibilidade em razão do distanciamento entre projeto e o processo construtivo;

VIII. Atendimento aos requisitos de desempenho estabelecidos em normas.

Apresentam problemas para um empreendimento que não tenha uma coordenação eficiente

O Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ) deve conter as Informações de referência a serem utilizadas, conforme apontado na alternativa:
O plano geral para a construção de edificações representada pelo conjunto de estudos e desenhos constantes nos projetos arquitetônico e complementares da obra objeto de incorporação é o projeto:
Na Arquitetura, o empreendimento tem sua fase de concepção descrita e ordenada em desenhos, plantas, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamentos, cronogramas, maquetes ou modelos reduzidos e outros elementos e detalhes complementares. Nesta fase o projeto passa por processos bastante distintos que envolvem como atividades principais:
I. Estudos de viabilidade técnico-econômica - EVTE. II. Estudos preliminares ou projeto preliminar. III. Desenvolvimento do projeto-base ou projeto básico. IV. Desenvolvimento do projeto executivo.
Das assertivas acima, quais estão corretas?
Na arquitetura, a conversão funcional é:
O projeto de concepção arquitetônica da edificação abrange a determinação e a representação dos ambientes e seus compartimentos, seus elementos, componentes e materiais da edificação, com a sua organização, agenciamento, definição estética e ordenamento do espaço construído para uso humano ou representativo:
Segundo Elvan Silva: “Consiste no enunciado dos requisitos (necessidades, aspirações e expectativas) a serem satisfeitos pela obra a ser construída. Tradicionalmente, referia-se à listagem dos espaços ou compartimentos que deveriam integrar determinada edificação, cabendo ao projetista subentender as implicações funcionais e estéticas pertinentes. Com a evolução da abordagem metodológica, passou também a ser o inventário de todos os requisitos materiais e imateriais referentes ao âmbito instrumental e afetivo, em seus aspectos fisiológicos, psicológicos, socioculturais, etc. Deste modo, o programa trata-se da decomposição de necessidades determinantes.”
A descrição acima refere-se:
Qual é a definição de Briefing?