Questões de Concursos Públicos: Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Encontre aqui questões Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A Lei Nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, caracteriza as atribuições privativas. Sobre estas atribuições analise as proposições seguintes:

I- treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários do espaço sócio-ocupacional no qual atue.

II- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Assistência Social.

III- assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

V- planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

Constitui atribuição privativa do Serviço Social o que se afirma apenas em:

Examine os itens sobre a resolução CFESS nº 777, de 21 de novembro de 2016, que institui a Política Nacional de Enfrentamento da Inadimplência no Âmbito do Conjunto CFESS-CRESS e responda o que se pede.
( ) A Política Nacional de Enfrentamento da Inadimplência no Âmbito do Conjunto CFESS-CRESS compreende as dimensões político-educativa e jurídico-normativa, com primazia da segunda sobre a primeira. ( ) Entre as ações da dimensão político-educativa está o trabalho de atualização dos dados cadastrais dos profissionais. ( ) A dimensão jurídico-normativa opera-se, dentre outras ações, pela notificação formal da situação de inadimplência e advertência sobre a necessidade de imediato pagamento, sob pena de serem tomadas medidas coercitivas.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, analise as proposições a seguir:

I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - dependência, sujeição e relativa expansão dos sujeitos sociais.

II- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito a diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

III- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

IV- Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure aos que necessitarem o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

V- Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

Constitui princípio fundamental do citado Código de Ética o que se afirma apenas em:

Acerca das competências do Assistente Social previstas na Lei Nº 8.662/93, analise a proposições a seguir:

I- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

II- Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

V- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Constituem competência do Assistente Social o que está descrito em:

É direito do (a) Assistente Social manter o sigilo profissional sendo, em regra, vedado revelá-lo. Todavia, conforme o Código de Ética do Serviço Social, é admissível a quebra do sigilo desde que haja situações cuja gravidade possa
No que se refere às relações com os (as) usuários (as), de acordo com o Código de Ética do Serviço Social é VEDADO aos profissionais
O profissional assistente social pode atuar, dentre outros setores, como perito judicial ou assistente técnico. Nesse sentido, quando intimado por autoridade competente para prestar depoimentos ao profissional é vedado depor: Marque a alternativa correta .

Sobre o estágio obrigatório na formação profissional, analise as afirmativas abaixo:

I- A discussão atual do estágio supervisionado curricular, nas modalidades obrigatório e não- obrigatório, adquiriu tensionamento a partir da Lei nº 11.788 de 2008, que traz a obrigatoriedade da supervisão direta de estágio também para o estágio não- obrigatório.

II- A concepção de estágio supervisionado curricular da ABEPSS o constitui como uma atividade opcional que se configura a partir da inserção do/a aluno/a no espaço socioinstitucional.

III- A concepção de estágio contida nas Diretrizes Curriculares refere-se à supervisão direta que deverá ser realizada conjuntamente pelo/a supervisor (a) acadêmico/a e pelo/a supervisor (a) de campo, sem a realização de encontros sistemáticos.

Está CORRETO o que se afirma em:

“O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária é um componente elementar do projeto ético-político do Serviço Social” (NETTO, 1999), expresso no Código de Ética do/a Assistente Social de 1993. NETTO, Jose Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CAPACITAÇÃO em Serviço Social e Política Social. Brasília: UnB. Mod. 1, p. 91-110, 1999. Sobre os deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as (Art.5º), é CORRETO afirmar que
Dentre os princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social está a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão acadêmica e de campo. Esse princípio está elucidado em qual alternativa?