Questões de Concursos Públicos: Projeções e Representações

Resolva online questões de Projeções e Representações para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895324 | Geografia, Projeções e Representações, Geografia, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A cartografia social participativa apoiada em agentes locais é uma estratégia de compreensão do território onde eles vivem, se comportam e compreendem, produzindo em seus mapas mentais ou mapas falados suas memórias e elementos estruturadores da paisagem e eventos significativos. A cartografia social também é uma estratégia de ensino e aprendizagem quando levamos os conceitos de riscos de desastres a essas comunidades. (...) o mapeamento colaborativo é uma alternativa relevante para o uso em conjunto com o mapeamento de referência urbano, aplicados conjuntamente com outras geotecnologias nas atividades de gestão urbana. O mapeamento participativo permite melhorar a percepção das pessoas sobre seu ambiente, num contexto local e regional, de modo a conhecer os problemas e as potencialidades dos territórios em análise.

PAULA, Aloísio Lelis de. Como estamos vendo as nossas cidades: coleta de dados participativa e colaborativa através de um projeto de extensão universitária. Disponível em https://www.agbbauru.org.br Acesso: 03 nov. 2023. p. 582.

A utilização dos tipos de produções cartográficas apresentadas no texto, transformam a cartografia num recurso gerador de

2 Q871746 | Geografia, Projeções e Representações, Auxiliar de Serviços Gerais/Coveiro/Gari, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

O termo território também pode ser aplicado a espaços identificados com um sujeito, povo, etnia, comunidade e grupo social, mesmo que não seja delimitado oficialmente. Sobre esses espaços, marque a alternativa CORRETA:

5 Q910351 | Geografia, Projeções e Representações, Tecnologia da Informação Ciência de Dados, EPE, FGV, 2024

O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Nesse sentido, foram elaborados diversos modelos matemáticos baseados em superfícies geométricas que minimizam as distorções decorrentes de tais projeções e, em alguns casos, preservam a verdadeira grandeza de ângulos, distâncias e áreas.
Nesse contexto, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a superfície de referência e a grandeza preservada na projeção empregada no sistema de coordenadas UTM.

6 Q915491 | Geografia, Projeções e Representações, Oficial de Promotoria, MPEGO, MPE GO, 2023

Assinale a alternativa incorreta:

7 Q889561 | Geografia, Projeções e Representações, Topógrafo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Modelo representacional da Terra, no qual, o globo terrestre está mais distante da realidade, por apresentar uma grande deformação em relação à forma e posição reais. Tal modelo é bastante utilizado em materiais didáticos:

8 Q902604 | Geografia, Projeções e Representações, Geografia, IFES, IF ES, 2024

A representação da superfície curva da Terra numa superfície plana – o mapa – já foi o grande desafio da Cartografia e tornou-se possível graças às projeções cartográficas, baseadas em relações matemáticas e geométricas. Contudo, não é possível representar a superfície esférica do planeta numa superfície plana sem que ocorra algum tipo de deformação, qualquer que seja a projeção utilizada (LUCCI et al, 2016). Sobre o tema das projeções cartográficas, assinale a alternativa CORRETA.

9 Q910080 | Geografia, Projeções e Representações, Professor de Geografia, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMTEC, 2024

Na Cartografia, o conceito de ortofoto diz respeito:

10 Q898896 | Geografia, Projeções e Representações, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao trabalhar com formas de representação da Terra e a interpretação de documentos cartográficos, é fundamental que os alunos compreendam as limitações e as utilidades de diferentes tipos de mapas. Em um exercício de sala de aula, os alunos analisaram um mapa-múndi temático que apresenta dados sobre a distribuição de recursos hídricos. Qual das seguintes afirmações ilustra corretamente uma crítica a essa forma de representação?