Questões de Concursos: Projeto e Execução de Obras Portuárias

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1 Q531408 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Obras Portuárias, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a obras portuárias, julgue os itens que se seguem. Para otimizar economicamente a produtividade de um berço e minimizar seu custo, deve-se levar em conta a capacidade de carga do navio e os custos decorrentes do fato de o navio estar parado.

2 Q532879 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Obras Portuárias, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a obras portuárias, julgue os itens que se seguem. Os quebra-mares não são indicados para locais com grande declividade do terreno, pois, além de exigirem obras antieconômicas, os espigões criam turbulências capazes de produzir erosões que os arruinarão, se não for mantido um esquema de manutenção adequado.

4 Q540845 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Obras Portuárias, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Nas obras portuárias, as passarelas, plataformas, beiras de cobertas abertas, bocas de celas de contêineres e grandes vãos entre cargas, com diferença de nível superior a 2 m, devem possuir guardacorpos com altura mínima de

5 Q535565 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Obras Portuárias, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a obras portuárias, julgue os itens que se seguem. Tanto nos portos naturais quanto nos artificiais, as áreas de retroporto são áreas terrestres próprias para a movimentação de cargas e passageiros. Os sistemas de movimentação de cargas e as instalações de armazenagem devem ser projetados com a maior flexibilidade possível, ressalvadas as situações de terminais nitidamente especializados.

6 Q527530 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Obras Portuárias, Auditor Estadual de Infraestrutura, Tribunal de Contas Municipa BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à engenharia portuária, julgue os itens que se seguem.

I O cais de paramento aberto possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.

II Os cais podem ser contínuos ou descontínuos, em função do tipo de navio que devem tender, sendo os cais descontínuos destinados à atracação dos navios de carga geral.

III A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual.

IV As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, ondas, e correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos.

Estão certos apenas os itens

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