Questões de Concursos: Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias

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1 Q529673 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Na construção de rodovias, o método Marshall é um

2 Q538710 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Engenheiro Civil, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Com relação ao projeto geométrico de uma rodovia, as linhas representadas no plano vertical, que possuem a finalidade de substituir as irregularidades naturais do terreno, formando um perfil constituído por um conjunto de retas, concordadas por curvas, que, no caso de um projeto rodoviário, corresponderão ao nível atribuído à estrada, denominam-se

3 Q530946 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

Na pavimentação de rodovias, o tratamento superficial triplo é um revestimento

5 Q534733 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Departamento de Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.

6 Q527221 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Técnico em Regulação de Serviços Públicos I, ARCON, IADES

No que se refere ao serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros de médio e longo percurso no estado do Pará, assinale a alternativa correta.

7 Q537340 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES

Nos projetos relacionados à construção de rodovias, ferrovias e barragens, os índices físicos do solo que podem ser obtidos experimentalmente são os seguintes:

9 Q533751 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

Os materiais pétreos ou agregados, como são denominados no meio rodoviário, devem resistir ao impacto e ao desgaste por atrito entre partículas. Usualmente, utilizam-se ensaios de abrasão Los Angeles e de impacto Treton para avaliar essas qualidades do agregado graúdo. Especificamente em relação ao ensaio de abrasão Los Angeles, julgue os seguintes itens.

A simulação do desgaste é feita por meio do atrito dos agregados entre si e com as paredes de um tambor, enquanto ele gira.

10 Q540820 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perito Criminal, Departamento de Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

caso ainda não tenha sido executada a camada final de aterro, o selamento da última camada executada será dispensável.
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